Ônibus da Mercedes-Benz vira UTI móvel para transporte de pacientes com Covid-19

Publicado em: 6 de maio de 2020

Daimler Buses baut Mercedes-Benz Citaro für den Transport von COVID-19-Patienten um. Daimler Buses converts Mercedes-Benz Citaro for transporting COVID-19 patients

Projeto foi feito com o Citaro na fábrica da Daimler Buses de Neu-Ulm, na Alemanha

JESSICA MARQUES

O Mercedes-Benz Citaro foi transformado em uma UTI móvel para transporte de pacientes com Covid-19. O projeto foi realizado em apenas três semanas pela Daimler Buses, na fábrica de Neu-Ulm, na Alemanha.

O ônibus, transformado em ambulância, será usado pela Unidade de Serviços Médicos de Emergência da Cruz Vermelha Alemã (DRK) de Heidenheim-Ulm, parceira no projeto. Inicialmente, o veículo será disponibilizado para utilização por um período de seis meses.

Conforme informado por meio de nota, a iniciativa conta com apoio do Hospital Universitário da cidade de Ulm, que fornece o corpo médico especializado. A SWU – Stadtwerke Ulm/Neu-Ulm GmbH, empresa de serviços públicos, também participa, fornecendo motoristas e profissionais de manutenção.

“As equipes dos hospitais e do atendimento de saúde estão trabalhando incansavelmente e merecem todo respeito. Por isso, estamos felizes em poder apoiar a DRK fornecendo capacidade de transporte”, disse Till Oberwörder, chefe da Daimler Buses, em nota.

“Como fabricante de ônibus, desejamos contribuir para a luta contra a pandemia da Covid-19 na nossa região. Além disso, uma gama diversificada de atividades na fábrica de Neu-Ulm mostra que existem boas iniciativas e estratégias de nossos colaboradores”.

De acordo com informações da Mercedes, a UTI móvel será disponibilizada para o sistema de transporte médico dentro do estado de Baden-Württemberg, mas poderá ser utilizada para operações interregionais e interestaduais. A frequência e as regiões em que a UTI de alta capacidade irá operar dependerão principalmente da forma como a pandemia da Covid-19 continuará nos próximos dias.

PROJETO

Daimler Buses baut Mercedes-Benz Citaro für den Transport von COVID-19-Patienten um Daimler Buses converts Mercedes-Benz Citaro for transporting COVID-19 patients

Em nota, a Mercedes-Benz detalhou que David Richter, diretor executivo da DRK de Heidenheim-Ulm, teve a ideia de transformar um ônibus para fazer frente à necessidade de aumentar a capacidade de transporte por UTI móvel, atualmente tão necessária em muitos lugares.

“A Daimler Buses conseguiu oferecer seu apoio de maneira rápida com uma equipe de 12 colaboradores da área de produção de ônibus de Neu-Ulm, que converteu o ônibus em uma ambulância do tipo UTI móvel de alta capacidade em somente 15 dias úteis.”

Desta forma, tanto a transformação, quanto o fornecimento de equipamentos médicos, foram concluídos em estreita colaboração com a Cruz Vermelha de Heidenheim-Ulm.

“A ambulância tipo UTI móvel de alta capacidade faz com que a DRK e os médicos do Hospital Universitário de Ulm consigam aliviar com eficiência os hospitais em que há escassez de leitos para cuidados intensivos”, afirmou também David Richter.

CONFIGURAÇÕES

download

O Mercedes-Benz Citaro foi produzido em 2019 como ônibus intermunicipal, de 45 assentos e com espaço para 40 pessoas em pé. Agora, foi ocupado com quatro leitos completos de UTI para a nova função.

“Graças a este ônibus reconfigurado, a Cruz Vermelha Alemã de Ulm possibilitará um rápido transporte dos pacientes que precisam de cuidados intensivos para outros hospitais. As viagens serão supervisionadas por dois médicos de UTI do Hospital Universitário de Ulm. Três paramédicos e dois profissionais da DRK também estarão a bordo”, informou a Mercedes, em nota.

O ônibus Citaro agora é equipado com quatro macas de rodas eletro-hidráulicas, quatro respiradores de UTI, quatro telas de monitoramento, uma unidade de ultrassonografia, bem como um dispositivo de análise de gasometria arterial.

“A equipe da Daimler Buses também criou espaço suficiente para armazenamento de objetos, medicamentos, equipamentos de enfermaria e de respiração, além de roupas de proteção. As janelas laterais foram laminadas para garantir a privacidade. O ônibus também foi equipado com luz azul e sirene de alarme.”

HIGIENE

Como o ônibus servirá para o transporte de pacientes da Covid-19, foram tomadas diversas medidas de higiene. Por exemplo, um spray desinfetante pode ser usado no compartimento de pacientes assim que cada operação de transporte for concluída.

A área do motorista está separada do compartimento de pacientes por meio de uma parede e o sistema de ventilação também foi modificado. Como resultado, o motorista não tem contato com os pacientes e não fica exposto à contaminação.

BRASIL

No Brasil, a Mercedes-Benz também realizou uma iniciativa em combate ao novo coronavírus. A fabricante construiu um ambulatório de campanha para o tratamento específico de funcionários com sintomas de Covid-19.

Relembre: Mercedes-Benz constrói ambulatório na fábrica de SBC para atender casos de Covid-19 e retomada da produção fica para 11 de maio

Jessica Marques para o Diário do Transporte

 

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Glückwunsch !

    Deutsche Qualität !

    Agora só falta o e-Citaro e a e-Sprinter Brasil

    SAÚDE A TODOS!

    Att,

    Paulo Gil

Deixe uma resposta