Rodney Freitas assume como CEO da Autopass em sucessão a Rubens Fernandes Gil Filho

Publicado em: 4 de maio de 2020

Rubens Fernandes Gil Filho esteve quase sete anos à frente da Autopass

Ex-presidente atuará como Consultor de Negócios, dando apoio ao Fundo de Investimento em Participações (FIP) da Companhia

ALEXANDRE PELEGI

A Autopass, empresa privada de gestão da cadeia de bilhetagem eletrônica do país, lançou comunicado ao mercado informando a nomeação de seu novo CEO.

Rodney Freitas, atual Chief Operating Officer (COO) de Bilhetagem, assumirá o cargo deixado por Rubens Fernandes Gil Filho, após quase sete anos à frente da Autopass.

Segundo o comunicado, Rubens poderá atuar como Consultor de Negócios, dando apoio ao Fundo de Investimento em Participações (FIP), que conduz a companhia. A decisão foi tomada em comum acordo com membros do FIP.

De acordo com o texto fornecido à imprensa especializada, ao assumir o cargo em junho de 2013, Rubens tinha o desafio de profissionalizar a gestão da empresa e prepará-la para expansão, o que cumpriu com êxito. “Durante a sua gestão, tornou a Autopass a maior empresa privada de gestão da bilhetagem eletrônica do país com foco em soluções para a mobilidade urbana, onde liderou com mérito a gestão do Sistema de Bilhetagem Eletrônica de Transporte Coletivo – Cartão BOM, usado nos trilhos em São Paulo e em 39 municípios da região metropolitana – que hoje conta com mais de 10 milhões de cartões de transporte emitidos e mais de 4,5 milhões de transações realizadas por dia”, afirma a empresa.

Em sua gestão foram implantados a Rede de Vendas e a do Recarga Fácil pela internet, além das operações de autoatendimento (ATMs). Além disso, ele realizou a integração metropolitana dos trilhos com o cartão BOM e estruturou a venda de recarga de Bilhete Único nos canais de vendas AUTOPASS.

Dentre outros destaques de sua gestão, a Autopass cita a liderança em projetos internacionais de bilhetagem. “Dos serviços mais recentes implementados estão o QR Code para pagamento de tarifas do Metrô de São Paulo e da CPTM, além do app VouD – plataforma que facilita o dia a dia de quem precisa se locomover pelas grandes cidades”¸ ressalta o comunicado.

No período em que Rubens Gil presidiu a Autopass, a empresa viu sua receita bruta quadruplicar, alcançando em 2019 o melhor resultado da história da companhia.

Rodney Freitas, que assumirá a posição de CEO da empresa, tem uma trajetória de 17 anos na indústria de meios de pagamento. É especialista em bilhetagem eletrônica, mobilidade urbana e gestão de frotas, e possui um histórico de atuação nas áreas de operações, produtos, gestão de projetos e comercial.

Destacando-se pela forte habilidade de negociação, liderança e visão estratégica, Rodney está há quase dois anos na Autopass, como responsável pela unidade de negócios de Bilhetagem Eletrônica em 42 municípios e pela implantação do projeto de integração EMV no transporte público.

Cofundador da primeira plataforma de transporte coletivo sob demanda, a UBus, Rodney Freitas passou pelas empresas Cartão Legal, Getnet, VeriFone do Brasil, BOIP Negócios e Redecard, em que desempenhou diferentes funções de gestão, da gerência à diretoria.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta