João Pessoa prorroga suspensão do transporte público até 18 de maio

Publicado em: 4 de maio de 2020

Empresas são obrigadas a continuar oferecendo linhas especiais para funcionários do setor da Saúde. Foto: Gilberto Firmino

Decreto estadual determina obrigatoriedade do uso de máscaras faciais a partir desta segunda, 04, em todos os municípios da Paraíba

ALEXANDRE PELEGI / WILLIAN MOREIRA

O prefeito da cidade de João Pessoa, capital da Paraíba, Luciano Cartaxo, prorrogou novamente até 18 de maio a suspensão da circulação de veículos de transporte coletivo urbano municipal.

Em 17 de abril, ele já havia prorrogado até o dia 03 de maio o decreto municipal que define regras sobre o isolamento social. Relembre: Ônibus de João Pessoa (PB) vão ficar mais 15 dias parados

O novo Decreto n° 9.481/2020 foi publicado em 01 de maio de 2020, e “estabelece prorrogação de prazo de vigência de medidas temporárias ao enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus, vetor da COVID-19”.

No caso do transporte público, as empresas de ônibus deverão permanecer disponibilizando nove linhas, com funcionamento nos seguintes horários: das 05:30 h às 08:30 h e das 17:00h às 20:00 h, “exclusivamente para o transporte dos trabalhadores dos serviços de saúde da rede pública e privada”.


jp_sus


Como mostrou o Diário do Transporte, o prefeito Luciano Cartaxo fez um acordo com as empresas concessionárias do transporte municipal, com o objetivo de assegurar a manutenção dos empregos dos 2.200 funcionários. O acordo com o Sintur-JP (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros no Município de João Pessoa) envolve a compra de créditos de passagens de ônibus que serão utilizados por servidores públicos, para passe-livre e por outros segmentos sociais.

A antecipação dos créditos será compensada, gradualmente, quando houver o retorno do serviço, conforme informado pelo prefeito Luciano Cartaxo. Relembre: Prefeitura de João Pessoa compra créditos de passagens de ônibus

USO DE MÁSCARAS NO TRANSPORTE NA PARAÍBA PASSA A SER OBRIGATÓRIO

O Governo do Estado da Paraíba anunciou a obrigatoriedade do uso de máscaras por funcionários e passageiros do transporte público a partir desta segunda-feira, 04 de maio de 2020.

A nova determinação, expressa no decreto n° 40.217 de 02 de maio de 2020, coloca a nova regra em todo o transporte público do Estado da Paraíba, o que inclui ônibus municipais, intermunicipais e trens da capital João Pessoa.

As máscaras descartáveis e de tecido são as indicadas, sendo que essas últimas podem ser reaproveitadas após lavagem.

Além do transporte, espaços públicos, supermercados e demais estabelecimentos comerciais também devem ter todos usando as máscaras. Já os estabelecimentos não essenciais seguem proibidos de abrir as portas.

O uso das máscaras irá pelo menos até o dia 18 de maio, data que o decreto estadual pode ser prorrogado, caso necessário o governo entender.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta