Índice de isolamento social do estado de São Paulo cai para 53% neste sábado (02)

Publicado em: 3 de maio de 2020

Ideal seria pelo menos 60% para conter proliferação do novo coronavírus

JESSICA MARQUES

O índice de isolamento social do estado de São Paulo caiu para 53% neste sábado, 02 de maio de 2020. O ideal seria pelo menos 60%, para conter a proliferação do novo coronavírus.

Os dados foram divulgados na tarde deste domingo, 03, por meio do Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo, que mostra o percentual de isolamento social no Estado diariamente.

No feriado de 1º de maio, Dia do Trabalho, o índice havia chegado em 56%, conforme noticiado pelo Diário do Transporte.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2020/05/02/isolamento-em-sao-paulo-chega-a-neste-feriado-de-1o-de-maio/

No dia anterior ao feriado, na quinta-feira, 30 de abril, São Paulo registrou a pior taxa de isolamento desde o início da quarentena, em 24 de março: 46%.

METODOLOGIA

A central de inteligência do Governo do Estado analisa os dados de telefonia móvel da população para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.

De acordo com o Governo, no momento, há acesso a dados referentes a 104 cidades maiores de 70 mil habitantes, que podem ser consultados e estão também disponibilizados em gráficos no site https://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/isolamento.

O sistema é atualizado diariamente para incluir informações de municípios.

O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Governo de São Paulo possa consultar informações agregadas sobre deslocamento no Estado. As informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.”

BLOQUEIO DE VIAS

Para desestimular deslocamentos desnecessários, a CET – Companhia de Engenharia de Tráfego vai bloquear parcialmente vias de grande movimentação na capital paulista.

As vias só terão uma faixa livre para os veículos comuns.

Os ônibus não serão bloqueados e passarão livremente.

O fechamento será das 7h às 9h nos seguintes locais:

– Zona Sul: Av. Moreira Guimarães (B/C) x Av. Miruna;

– Zona Norte: Av. Santos Dumont (B/C) x Av. do Estado;

– Zona Leste: Av. Radial Leste (B/C) X Rua Pinhalzinho;

– Zona Oeste: Av. Francisco Morato (B/C) x Rua Sapetuba.

A CET, por meio de nota, alertou ainda que “caso a adesão da população ao isolamento não aumente a partir de segunda-feira, os bloqueios em vias da cidade poderão ser planejados e realizados durante todo o dia, como tentativa de aumentar a restrição e desestimular as pessoas a saírem de casa.”

As autoridades defendem o isolamento por vários motivos neste momento:

– O Brasil está na fase mais crítica de aceleração dos casos.

– A taxa de contágio pelo novo coronavírus é maior do que de várias doenças. Uma pessoa que tem o vírus pode contaminar pelo menos outras três, mesmo sem ter sintomas. Aliás, os assintomáticos são os maiores problemas porque pelo fato de não sentirem nada, a tendência é de tomarem menos cuidados.

– Não há vacina contra o novo coronavírus.

– Não há nenhum remédio comprovado que cure a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. RodrigoZika disse:

    Muitos não estão levando a serio ainda, principalmente nas periferias de PS, e depois querem reabertura de comércios, triste.

Deixe uma resposta