Espírito Santo autoriza início das obras de mobilidade do Portal do Príncipe

Publicado em: 3 de maio de 2020

Portal do Príncipe, em Vitória. Foto: Divulgação.

Prazo para execução é de 18 meses

JESSICA MARQUES

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, autorizou nesta semana o início das obras do Portal do Príncipe, em Vitória. As intervenções são na área da mobilidade.

De acordo com o governo, as obras, quando concluídas, vão beneficiar tanto quem chega à Vitória via Segunda Ponte, quanto a comunidade que mora ou frequenta a região. O prazo para execução é de 18 meses, sendo que os três primeiros serão dedicados à realização do projeto.

A licitação foi concluída e a empresa vencedora do certame irá executar as intervenções pelo valor de R$ 42.688.800,00, segundo o Governo do Estado. As obras do Portal do Príncipe foram contratadas via Regime Diferenciado de Contratação Integrada. Assim, o Estado possui o anteprojeto e a empresa vencedora do processo licitatório desenvolve os projetos e executa a obra.

Durante a assinatura da Ordem de Serviço, o governador afirmou que essa é uma importante obra para os municípios de Vitória, Cariacica e Vila Velha, além de melhorar a mobilidade das pessoas que utilizam a Segunda Ponte e a Ponte Florentino Avidos (Cinco Pontes). Casagrande afirmou também que a intervenção tem recursos garantidos para sua execução.

O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, lembrou que o Governo do Estado iniciou as intervenções no ano de 2014, mas o contrato acabou sendo cancelado pela administração seguinte.

“Por isso foi necessário fazer uma nova licitação. Então, aproveitamos para revisar e fazer melhorias no projeto para não só entregar uma melhoria viária, mas também um equipamento público para atividade de lazer e esportiva para a população do entorno”, explicou.

Além da implantação e alargamento de vias, o anteprojeto também prevê uma reconfiguração urbanística do local, com uma nova iluminação, implantação de praças, quadras poliesportivas, parquinho, academia ao ar livre, entre outras benfeitorias. Também serão realizadas melhorias nos acessos e saídas do porto, permitindo que ele opere 24 horas por dia.

Mudanças previstas:

– Implantação e Alargamento de vias;

– Implantação de rede subterrânea de cabeamento;

– Nova Iluminação Pública;

– Nova sinalização de trânsito com instalação de semáforos inteligentes, para a melhor fluidez do trânsito;

– Melhorias nos acessos e saídas do Porto, permitindo a operação 24 horas;

– Ponte seca passa a ser exclusiva para pedestres;

– Novas calçadas e ciclovias;

– Urbanização de áreas remanescentes, com a implantação de quadras poliesportivas, pista de skate, áreas de lazer, parquinho, academia ao ar livre, bicicletário e nova urbanização.

imagens portal do principe (1)

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta