Cuiabá determina uso de até 70% da frota do transporte público a partir desta segunda-feira

Publicado em: 3 de maio de 2020

Será admitida apenas a entrada de passageiros com uso de máscara

JESSICA MARQUES

O prefeito de Cuiabá, no Mato Grosso, Emanuel Pinheiro, anunciou neste domingo, 03 de maio de 2020, mudanças no transporte coletivo por conta do novo coronavírus. A partir desta segunda, 04, as empresas de ônibus vão operar com até 70% da frota e será admitida apenas a entrada de passageiros com uso de máscara.

Além disso, segundo determinação da Prefeitura, cada veículo apenas poderá circular com 50% da lotação máxima. Dentro dos ônibus também deverá ter álcool 70% para higienização das mãos.

RETOMADA

Também a partir desta segunda, em atendimento ao decreto 7886/2020, os prestadores de serviço retomam as atividades na capital. As medidas no transporte coletivo foram determinadas para evitar à disseminação do novo coronavírus na capital, com a retomada das atividades.

“Essas medidas estão sendo adotadas considerando que Cuiabá tem o menor índice de óbitos do país e aparece como uma das menores com infecção pelo vírus, mas isso não significa que nós podemos relaxar. As pessoas precisam de bom senso, que usem as máscaras, que nos auxiliem no cumprimento das medidas”, afirmou, em nota, o prefeito.

Pinheiro enfatizou que as ações foram elaboradas em parceria com o Ministério Público do Estado de Mato Grosso. Assim, os prestadores de serviços retomam as atividades no horário das 8h às 14h.

  • Veja abaixo a íntegra das medidas:
  • Aumento da frota até 70% e cada veículo apenas poderá rodar com 50% da lotação máxima;
  • Cada veículo terá à disposição dos passageiros álcool 70%;
  • Abertura das estação Alencastro, Bispo, Dom José e Ipiranga, restringindo a entrada apenas pela porta dianteira;
  • Será apenas admitida a entrada de passageiros com uso de máscara;
  • Os ônibus serão devidamente higienizados após cada viagem;
  • No tocante à fiscalização, serão designados agentes de trânsito e transporte no sentido restringir o acesso a quem não estiver usando máscaras;
  • Equipe volante para fiscalizar eventuais falhas nas linhas de ônibus;
  • Nos terminais do CPA 1, CPA 3, Pedra 90, São Sebastião, Parque Cuiabá, bem como todas as garagens de concessionária do serviço de transporte estarão disponíveis ônibus reservas a fim de suprir eventuais demandas.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta