Mauá decreta obrigatoriedade do uso de máscara no transporte público e em estabelecimentos comercias a partir de 9 de maio

Publicado em: 1 de maio de 2020

Ônibus em Mauá: todos terão de usar máscaras

Prefeito Átila Jacomussi também anunciou distribuição de 300 mil máscaras

ADAMO BAZANI

Todos os passageiros e funcionários do transporte coletivo municipal de Mauá, na Grande São Paulo, independentemente de terem sintomas da Covid-19 ou não, serão obrigados a utilizar máscaras de proteção facial a partir do dia 09 de maio.

O anúncio foi feito pelo prefeito Átila Jacomussi em postagem em uma rede social oficial.

De acordo com o prefeito, a obrigatoriedade também valerá em prédios públicos, hospitais, unidades de saúde, comércios, indústrias e outros pontos de serviços essenciais autorizados a funcionar durante a quarentena. Também será obrigatório o uso de máscara por motoristas e passageiros em táxis e carros de aplicativo.

O uso de máscara é uma medida recomendada por autoridades nacionais e internacionais de saúde como forma de reduzir o contágio pelo novo coronavírus, que surgiu na China e se alastrou por todo o mundo rapidamente. Não há vacina ou remédios comprovados contra esse vírus.

O prefeito também anunciou que vai distribuir à população carente cerca de 300 mil máscaras de pano.

Ainda na região do ABC, já é obrigatório o uso de máscaras nos ônibus de São Caetano do Sul e, em Santo André, a determinação vale para 04 de maio, quando haverá distribuição para os passageiros. A partir do dia 11, a obrigatoriedade do uso será em toda cidade, não somente nos ônibus:

https://diariodotransporte.com.br/2020/04/30/uso-de-mascara-sera-obrigatorio-nos-onibus-de-santo-andre/

Em São Bernardo do Campo, por espontânea decisão, a empresa de ônibus municipais, BR7 Mobilidade, começa a distribuir máscaras para os passageiros feitas pelos funcionários a partir de segunda-feira, 04 de maio:

https://diariodotransporte.com.br/2020/04/30/empresa-de-onibus-de-sao-bernardo-do-campo-dara-mascaras-para-passageiros-a-partir-desta-segunda-feira-04/

TRANSPORTES METROPOLITANOS, DA CAPITAL E RODOVIÁRIOS:

Também a partir de segunda-feira, 04, como mostrou o Diário do Transporte, por decretos do governador João Doria e do prefeito da capital paulista, Bruno Covas, o uso de máscaras passa  a ser obrigatório nos ônibus comuns e seletivos gerenciados pela EMTU, nos trólebus e ônibus da Metra no Corredor ABD, nos trens da CPTM, no Metrô, nos ônibus da cidade de São Paulo gerenciados pela SPTrans e nos ônibus rodoviários ou suburbanos do sistema da Artesp.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2020/04/29/doria-decreta-obrigatoriedade-de-uso-de-mascaras-no-transporte/

CUIDADO COM AS MÁSCARAS:

As máscaras podem reduzir o risco de contágio pelo novo coronavírus, mas devem ser manuseadas, colocadas e retiradas de forma correta:

– Guarde as máscaras limpas em sacolas plásticas higienizadas;

– Antes de colocar, lave bem as mãos e, de preferência, o rosto também;

– Não coloque as mãos no pano. Sempre manuseie pelo elástico ou cordão;

– Ajuste pelas bordas, se necessário, a fim de ficar confortável o uso, mas desde que boca e nariz fiquem bem cobertos;

– Se precisar tirar, lave as mãos, coloque em outra sacola plástica só tocando no elástico ou cordão, e lave as mãos de novo;

-Ao chegar em casa, coloque a máscara num recipiente com água sanitária, água e sabão em pó, deixando por meia hora. Depois lave com sabão em pedra esfregando bem, mas sem danificar o tecido, e coloque para secar preferencialmente no sol;

– Guarde em uma sacola plástica esterilizada.

E lembre-se, máscara nunca deve ser usada no queixo.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta