Uso de máscara será obrigatório nos ônibus de Santo André

Publicado em: 30 de abril de 2020

GCM vai fiscalizar se andreenses estão utilizando o acessório ao sair de casa, mas não haverá multa. Foto: Adamo Bazani.

Prefeitura vai distribuir 300 mil unidades para passageiros do transporte coletivo

JESSICA MARQUES

O prefeito de Santo André, no ABC Paulista, Paulo Serra, anunciou na noite desta quinta-feira, 30 de abril de 2020, que o uso de máscara será obrigatório nos ônibus da cidade. A obrigatoriedade será a partir de 04 de maio de 2020 no transporte coletivo e em serviços essenciais.

Após o dia 11 de maio, a obrigatoriedade do uso de máscara se estende para toda a população, também de acordo com o prefeito.

Serra afirmou ainda que a Prefeitura vai distribuir 300 mil máscaras laváveis, que duram 30 dias. A partir de segunda-feira, 04, a distribuição gratuita começará a ser feita e a entrega se estende até o dia 11.

“Vamos distribuir nos ônibus, nos pit stops, terminais de trem da cidade e no Terminal de Ônibus Vila Luzita”, afirmou o prefeito. “Mas quem já tem máscara não precisa esperar a obrigatoriedade, já é para usar, pois o risco de contágio do novo coronavírus chega a 2%” orientou.

As máscaras que serão distribuídas foram fabricadas por meio do Costurando com Amor, projeto do Núcleo de Inovação Social que convocou costureiras da cidade para a confecção das unidades. Outras 300 mil máscaras também serão entregues para a população.

A publicação do decreto que determinará a obrigatoriedade das máscaras será publicado neste fim de semana, também segundo o prefeito. Serra afirmou ainda que a cidade não aplicará multa para quem não usar as máscaras, contudo, a GCM (Guarda Civil Municipal) fará a orientação a passageiros que estiverem sem o item de proteção contra o vírus.

Além da obrigatoriedade no transporte coletivo, as máscaras também deverão ser utilizadas já a partir do dia 04 por profissionais que atuam em serviços essenciais, como mercados, farmácias, padarias, entre outros.

Acesse e ouça o prefeito de Santo André:

PIT STOP

Outra medida tomada pela Prefeitura no combate à Covid-19 foi a disponibilização de álcool gel para passageiros no terminal de ônibus da Vila Luzita e na estação de trem Prefeito Celso Daniel, no centro da cidade.

Conforme informado por meio de nota, a iniciativa, chamada de Pit Stop da Prevenção, ocorre de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h. Na ocasião, profissionais oferecem orientações sobre a Covid-19 e a higienização das mãos de passageiros com álcool em gel ou água e sabão.

Relembre: Santo André disponibiliza álcool gel para passageiros em terminal de ônibus e estação de trem

FROTA

Em Santo André, 50% da frota está em operação devido à queda da demanda, que foi de cerca de 80%, segundo a Prefeitura.

“A SATRANS acompanha a operação e eventuais necessidades de ampliação poderão ser implementados devido a variação da demanda para mais, principalmente em horários de pico.”

A gratuidade aos estudantes segue suspensa, segundo a Prefeitura, devido a paralisação das instituições de ensino.

LIMPEZA DOS ÔNIBUS

A Prefeitura de Santo André informou ainda que houve ampliação da limpeza dos veículos ao final de todas as viagens.

“Para isso, equipes específicas das empresas operadoras foram enviadas aos pontos finais e fazem a higienização frequente para a prevenção contra o corona vírus”, detalhou a administração municipal.

Além disso, nos ônibus foi disponibilizado álcool gel pelas concessionárias do transporte coletivo. Inicialmente, a Prefeitura havia comprado 1.500 litros do produto para distribuição às empresas.

Relembre: Coronavírus: Santo André já disponibiliza álcool em gel em ônibus e prefeito apela para idosos evitarem o transporte

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. Demorou senhor Serra…..eu já até comprei óculos, EPI encontrado em casa de material de construção, R$ 5,00….olhos também podem ser contaminados..Vai por mim.

  2. Débora disse:

    Muito boa essa determinação. Agora é preciso tomar todos os cuidados

  3. Ofegante disse:

    Eu também comprei tudo isso. Comprei também luvas e bota de couro. Prevenir é melhor que remediar.

  4. Fernanda Brito disse:

    Na linha i06 carro 02 617 todos os dias o motorista deixa passageiro entrar sem mascara tenho filmado e tudo, hoje ao ligar para empresa Vaz me informaram que ainda não é obrigatoriedade e que nenhum comunicado foi passado para eles.

Deixe uma resposta