Solaris divulga imagens do Urbino 15, novo ônibus elétrico

Publicado em: 30 de abril de 2020

Veículo tem três eixos e é direcionado ao mercado de transporte urbano e intermunicipal

WILLIAN MOREIRA

A Solaris anunciou nesta quinta-feira, 03 de abril de 2020, um novo modelo de ônibus que é direcionado para atender o setor de transporte de áreas urbanas e o transporte interurbano.

O modelo é o Urbino 15 LE, que é um veículo 100% elétrico com zero emissão de poluentes. É o primeiro modelo da empresa voltado para este setor com energia limpa.

O veículo possui três eixos, comprimento de 15 metros e um motor elétrico de 300 kW ZF com refrigeração liquida e bateria Solaris High Energy de 470 kWh. Seu alcance previsto por carga elétrica é de 300 km (segundo estimativa do site “InsideEVS”, mas a Solaris até o momento, não anunciou oficialmente a autonomia do ônibus.

A empresa por enquanto divulgou imagens conceituais do veículo e deu a previsão para ainda neste ano realizar o lançamento oficial, com mais detalhes sendo divulgados nas próximas semanas.

WhatsApp Image 2020-04-30 at 10.05.37

Inicialmente, o mercado-alvo são os países escandinavos na Europa (Dinamarca, Suécia e Noruega) e para isso as duas primeiras unidades vem com o chamado “pacote nórdico”, que dentre as exclusividades, incluem um sistema de aquecimento interno, para promover um conforto térmico aos passageiros e uma espécie de lixadeira, similar as utilizadas em bondes para que seja viável o tráfego em estradas com neve.

Mesmo assim a empresa espera chegar em outros países, inclusive fora do mercado europeu, conforme afirmou o Vice-presidente da Solaris, Petros Spinaris em nota divulgada para a imprensa.

“Apesar de estarmos construindo um novo modelo de ônibus elétrico de baixa entrada, principalmente com os mercados escandinavos em mente, certamente não limitaremos nossa oferta para esse veículo apenas a esses países. Ele estará disponível para todos os operadores que buscam um ônibus LE de três eixos para transporte urbano e interurbano. Também será uma alternativa de emissão zero nesta classe para ônibus movidos a GNV ”.

O ônibus elétrico Urbino LE 15 estará disponível nas versões duas portas (2-2-0) e três portas (2-2-1) com capacidade para 55 passageiros da classe II.

WhatsApp Image 2020-04-30 at 10.05.47

Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, bom dia.

    Legal o interior, nos remete ao sempre modernão O 371 da MBB.

    Que venha o e-CITARO e a e-Sprinter com portas automáticas dos dois lados.

    Mais uma solução a lá Paulo Gil.

    Quem sabe o COVID-19 não me dê uma força pra tornar realidade esses modelos aqui no BarsiLei.

    SAÚDE A TODOS!

    Att,

    Paulo Gil

Deixe uma resposta