Quatro municípios do Rio de Janeiro determinam uso obrigatório de máscaras no transporte coletivo

Publicado em: 28 de abril de 2020

Belford Roxo é uma das cidades que adotou a medida. Foto: Pedro Vinícius / Ônibus Brasil.

Medida vale para o transporte nos ônibus, táxis e carros por aplicativo, prevendo multa a quem não cumprir a nova determinação

WILLIAN MOREIRA

Máscaras de proteção facial passaram a ser de uso obrigatório no transporte em quatro cidades da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, como medida de prevenção a propagação do novo coronavírus.

As cidades de Belford Roxo, Magé, Nova Iguaçu e Duque de Caxias, determinaram que para o passageiro utilizar os ônibus urbanos, táxis ou carros por aplicativo, devem usar mascaras descartáveis ou de tecido. As cidades de Nilópolis, São João do Meriti e Mesquita estão estudando adotar medida semelhante.

Em Belford Roxo a obrigatoriedade das máscaras tem previsão para passar a valer na próxima quarta-feira, 29 de abril de 2020.

Por sua vez, nas cidades de Magé e Duque de Caxias a medida já está valendo. Em Caxias, uma multa foi estipulada no valor de R$ 786,83 para a pessoa que for flagrada usando o transporte ou estiver caminhando na rua sem máscaras, em caso de reincidência.

No município de Nova Iguaçu, a medida entrou em vigor na última sexta-feira, dia 17 de abril, porém tem um período de orientação com a finalidade de ser educativa e só depois passará a Prefeitura a emitir multas para taxistas ou as empresas de aplicativo de corrida, que permitam o embarque de passageiros sem o uso da máscara.

Estas ações foram adotadas pelas respectivas prefeituras, buscando diminuir as chances de transmissão do novo coronavírus no transporte.

Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta