100% da frota de ônibus devem retornar em 04 de maio no Distrito Federal

Publicado em: 25 de abril de 2020

Ônibus urbano no DF

Demanda do transporte deve subir com a abertura de 80% do comércio

ADAMO BAZANI

A Semob – Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF – Distrito Federal informou neste sábado, 27 de abril de 2020, que a partir do dia 04 de maio, 100% da frota habitual de ônibus estarão em serviço.

A medida é para atender a abertura das atividades econômicas de forma gradual com o relaxamento da quarentena necessária para conter o avanço do novo coronavírus.

A expectativa do GDF – Governo do Distrito Federal é que ao longo do mês de maio com aproximadamente 80% do comércio aberto a demanda de passageiros tenha um acréscimo significativo.

O transporte coletivo deve voltar a circular com a capacidade diária de 1,3 milhão de acessos diários, mas a demanda real deve ser menor que esta capacidade.

Além de seguir as tabelas normais de horários, as empresas de ônibus deverão intensificar as medidas de higienização dos veículos.

As viações serão obrigadas a fornecer máscaras para os funcionários e, a partir de 30 de abril, todas as pessoas em ambientes públicos, inclusive nos ônibus, deverão usar as máscaras também.

Atualmente, segundo a Semob-DF, a demanda de passageiros está em 73% da demanda habitual devido às medidas de restrição de circulação.

Foram remanejados 200 ônibus de linhas de menor demanda para as mais movimentadas que ligam os bairros à região do Plano Piloto.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta