Santos lança licitação para modernização da iluminação pública em vias de transporte coletivo

Modelo em LED é considerado mais eficiente: tem durabilidade de quase o dobro de vida útil das luminárias a vapor sódio e economiza de 40% a 60% no consumo mensal de energia. Foto: prefeitura de Santos

Cópia do Edital da Concorrência poderá ser consultada a partir desta sexta, 24 de abril

ALEXANDRE PELEGI

A prefeitura de Santos, no litoral paulista, publicou no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 24 de abril de 2020, aviso de licitação cujo objeto é a contratação de empresa para execução de serviços de modernização da iluminação pública em vias de transporte coletivo na zona noroeste e morros da cidade.

A nova iluminação será composta por lâmpadas de tecnologia led, que são mais eficientes comparadas com sistema atual produzidas por lâmpadas de vapor de sódio e metálico. Com o novo procedimento, o novo sistema será mais eficiente, com redução no consumo de energia.

O projeto integra o PAC 2 – Mobilidade Médias Cidades, e faz parte do Programa Pró Transportes – Corredores De Ônibus – Etapa 5.

O regime de execução será de Empreitada por preço unitário, e a concorrência, do tipo menor preço, inclui material, equipamentos e mão de obra.

A Entrega dos envelopes seguirá até as 09h00 do dia 26 de maio próximo, na sala de reunião da Comissão Permanente de licitações, e a Sessão de Abertura será no mesmo dia e local, às 09h15.

A licitação inclui uma vistoria técnica obrigatória, que poderá ser realizada de segunda a sexta feira, das 09h00 às 11h00 ou das 14h30 às 17h00, tendo como ponto de partida o Largo 7 de Setembro, nº 08 – Centro – Santos/SP. O agendamento será feito através do telefone (13) 3229-8822 com o Eng. Paulo Aguina.

A visita percorrerá os diversos corredores de ônibus na zona dos Morros e ruas complementares da Zona Noroeste, na Cidade de Santos, que serão objeto da licitação.

A cópia do Edital da Concorrência poderá ser consultada, a partir de amanhã, sexta, 24, no site da Prefeitura de Santos no link do licitasantos: http://www.santos.sp.gov.br/licitasantos/ (acessar 13902/2020-Download)

ilumia_santos


ETAPAS

Em 2016, segundo a prefeitura de Santos, foram instaladas 919 luminárias na Nossa Sra. Fátima, Cristiano Solano, Amadeu Barbielini, Dr. José Dias de Moraes, Jovino de Melo, Hugo Maia, Vereador Álvaro Guimarães, Praça Jerônimo La Terza, Dr. Pedro de Castro Rocha, Visconde do Embaré, Dr. Mario Graccho, Professor Francisco Meira, Praça Nicolau Geraigire, Professor Lucas Francisco Junot, Engenheiro Manoel Ferramenta Jr., Afonso Schmidt, Praça Professor José Oliveira Lopes, Professor Laurindo Chaves, Praça Francisco de Marchi, Martins Fontes, Visconde de São Leopoldo, Getúlio Vargas e Praça dos Andradas.

Em março de 2018, a prefeitura iniciou as instalações da 2ª etapa. A Avenida Nossa Senhora de Fátima, no trecho que compreende a Rua Júlia Ferreira de Carvalho e Avenida Martins Fontes, já havia recebido 71 luminárias de LED. As instalações da 2ª etapa, pela empresa Fortnort, com supervisão da Secretaria de Serviços Públicos, foram iniciadas em março. Até setembro daquele ano, a previsão era instalar 236 luminárias naquela região.

O modelo em LED é considerado mais eficiente: têm durabilidade de até 10 anos, quase o dobro de vida útil das luminárias a vapor sódio (amarela). Outras vantagens são a economia de 40% a 60% no consumo mensal de energia e, consequentemente, a redução nos gastos com manutenção.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta