Doria diz que a partir de 11 de maio relaxamento da quarentena será gradual e por região

Medida será feita com base nos números do avanço do novo coronavírus no Estado de São Paulo

ADAMO BAZANI/WILLIAN MOREIRA

As atividades econômicas no Estado de São Paulo vão voltar a funcionar a partir de 11 de maio de 2020, mas de forma gradual.

A confirmação ocorreu no início da tarde desta quarta-feira, 22 de abril de 2020, pelo governador João Doria em pronunciamento seguido de entrevista coletiva.

A quarentena para conter o avanço descontrolado do novo coronavírus começou em 24 de março e deveria ir até 07 de abril, mas foi estendida até 22 de abril e, depois, até 10 de maio.

Doria disse que a quarentena teve bom resultado e não foi necessário fechar tudo como outros países.

Nesta terça-feira, 21 de abril de 2020, a taxa de isolamento foi de 57%

A abertura foi chamada de “Plano São Paulo” e serão levadas em conta situações regionais.

Doria falou que a pandemia atinge de forma diferente cada região do Estado de São Paulo e isso será usado como base na política de abertura.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, as regiões serão classificadas por níveis de risco: Alto (Vermelho), Médio (Amarelo) e Baixo (Verde), de acordo com os números de casos, testes e estrutura do sistema de saúde.

Antes do anúncio, chamou quem fez as manifestações nas ruas contra a quarentena de “amigos do vírus e inimigos da vida” e que a orientação é impedir o fechamento de ruas, em especial em regiões que dão acessos a hospitais, como a Avenida Paulista.

Até o dia 10 de maio não haverá alteração da quarentena. O governador reconhece que houve encolhimento da economia, mas disse que o isolamento é necessário.

O vice-governador  Rodrigo Garcia disse que a quarentena criou tempo para o Estado preparar a rede de saúde.

Até o momento do anúncio das medidas, o secretário estadual da Saúde, José Henrique Germann, disse que São Paulo registrou 15.385 casos, com 1.093 óbitos. A previsão é de chegar a 3 mil óbitos até 3 de maio.

No Brasil, até o momento são 43.079 e 2.741 óbitos.

Germann ainda revelou que atualmente, no estado de São Paulo, a média de ocupação das UTIs é de 53,3% no Estado. Levando em conta somente a Grande São Paulo, este número sobe para  73,7%. Os números são da média entre hospitais públicos e privados.

Para o plano foram analisados oito cenários, desde o lockdown (fechamento total), passando por ampla testagem da população até os locais onde houve menos restrições.

Os detalhes da reabertura gradual serão anunciados no dia 08 de maio e o plano vai depender do pico da pandemia em São Paulo previsto para o início de maio.

O coordenador do comitê que monitora o novo coronavírus, David Uip, disse que por causa das medidas de isolamento, que têm recebido a adesão de cerca de 50% da população, a curva de crescimento foi achatada.

Abastecimento, alimentação, saúde, transportes de passageiros interestaduais, internacionais, intermunicipais e urbanos, geração e distribuição de energia e gás, comunicação, segurança, bancas de jornais, captação e tratamento de água e esgoto, comercialização de materiais de construção civil, clínicas veterinárias e venda de alimentos para animais, estacionamentos, farmácias, feiras-livres, lavanderia, lojas de conveniência em postos de combustíveis, locação de veículos, oficinas de veículos, produção agropecuária, bancos, produção de petróleo, dentistas, fisioterapia, cartórios,  entre outros não fecharam mesmo com a quarentena, o que segundo o governador, representam 74% da economia do Estado.

“São Paulo fez a quarentena mais equilibrado do País” – disse Doria

Adamo Bazani e Willian Moreira

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. JOSE LUIZ VILLAR COEDO disse:

    Olha… independente do que eu acho ou deixo de achar de todo e qq político… pois não acredito em.nenhum mais… fico chocado com o HIPINOTISMO ou MACUMBARIA VUDU que esses dois cidadãos LULA e agora… o “mito” BOLSONARO … conseguem execer junto a seus grandes imbecis defensores! DOIS ENCANTADORES DE BURROS mesmo! Não gosto deles e nem de seus partidos e nem do Doria e desse partido dele… MAS O DORIA VEM ADMINISTRANDO MUITO BEM E COM.MUITA FRIEZA E SERENIDADE essa situação terrível em que vivemos! SÓ ficou chato saber que esconderam de nos que o PRIMEIRO CASO SE DEU NO BRASIL… AQUI NESSE ESTADO DE SP, E EM FINS DE JANEIRO E NÃO EM MEADOS DE FEVEREIRO! Esse Vírus veio mostrar o quanto o POPULISMO E ESSA PRESEPADA DE “MITOS” FAZEM MAL AO PAÍS! Bolsonaro se mostra perdido mais do que nunca! Desde o 1o. ESCULACHO QUE ELE TOMOU E DO ATUAL SR. ARCEBISPO DE APARECIDA-SP, NO DOMINGO DE RAMOS DE 2.019… EU PERDI TOTALMENTE A ESPERANÇA DE QUE ELE FIZESSE UM GOVERNO PARA TODOS! PEOR ISSO QUE DESEDE AS ELEIÇOES MUNICIPAIS DE 2.000… QUE EU VOTO NULO ! pensam que SÓ aquela Emissora la… poderosa … e o PT E AFINS é que fazem mal ao Brasil… ô DÓ!

  2. JOSE LUIZ VILLAR COEDO disse:

    Desculpem a SINCERIDADE E OS ERROS DP TECLADO… TECLADO RUIM! Desculpa ai Adamo!

  3. Júlio César disse:

    Adamo certos comentários deveriam ser apagados quando se tratar de opiniões políticas , seja imparcial pois senão estragara seu blog que é visitado por várias pessoas que tem suas opiniões diferenciadas e admiram seu trabalho .

    1. blogpontodeonibus disse:

      Eu sou imparcial, os comentários que não são rsrsrs

Deixe uma resposta