Coronavírus: Gratuidade em ônibus para estudantes de Diadema continua suspensa por prazo indeterminado

Atualmente, o sistema de transporte municipal por ônibus está operando com 50% de sua capacidade normal em dias úteis. Foto: Adamo Bazani.

Estacionamento rotativo também não está sendo cobrado

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Diadema, no ABC Paulista, está realizando diversas medidas de prevenção à Covid-19 no que diz respeito à mobilidade. Na cidade, a gratuidade para estudantes nos ônibus municipais continua suspensa por prazo indeterminado.

Além disso, a cobrança do estacionamento rotativo no município está suspensa desde 21 de março de 2020. Segundo a Prefeitura, o objetivo é cooperar com a diminuição da concentração de passageiros nos sistemas de transporte coletivo, e, por sua vez, com a possível aglomeração no interior dos terminais urbanos e ônibus da cidade.

Contudo, até o momento, nenhuma via está interditada ao trânsito de modo constante, segundo informações da Prefeitura.

“Salientamos que obstruções pontuais ao trânsito podem ocorrer por ação das equipes de fiscalização de trânsito que auxiliam nos trabalhos de conscientização ao comércio e população, porém, de modo geral, tais intervenções são pontuais e com duração limitada.”

O Município de Diadema informou ainda que tem acompanhado o índice de adesão ao isolamento social proposto por parte da população. Por esse motivo, no momento, não foi identificada a necessidade de intervenções no sistema de trânsito com o objetivo de desmobilizar congestionamentos, ou deslocamentos indevidos.

“Evidentemente, que caso o presente cenário se modifique e medidas sejam necessárias, avaliaremos quais mecanismos de obstrução e manejo de tráfego poderão ser empregados”, ressaltou a Prefeitura.

ÔNIBUS

A administração municipal informou ainda que a higienização dos ônibus do sistema de transporte coletivo municipal está ocorrendo, sempre, no início e no fim de cada operação.

A limpeza também é feita, segundo a Prefeitura, durante a operação, nos terminais secundários, também chamados de ponto de apoio, onde as empresas providenciam a higienização necessária dos veículos.

A operação do sistema de transporte coletivo ocorre conforme demanda observada de passageiros, por meio da coleta e análise do número de passageiros transportados, baseados única e exclusivamente no comportamento dos passageiros e no fluxo de procura dos mesmos aos recursos do sistema de transporte coletivo de nossa cidade.”

Atualmente, o sistema de transporte municipal por ônibus está operando com 50% de sua capacidade normal para o período de segunda a sexta feira, nos horários de pico da manhã e tarde.

Nos demais intervalos, a frota corresponde a 30% da capacidade normal. Nos finais de semana, o sistema opera com 30% de sua capacidade normal para esse período nos horários de pico da manhã e tarde. Nos demais intervalos, a frota corresponde a 15% da capacidade normal.

“Caso sejam necessárias mudanças, novos ajustes serão promovidos com o objetivo de incrementar a frota circulante conforme demanda observada. As concessionárias estão cientes e preparadas para retornarem à operação caso as medidas de isolamento social sejam revistas, obedecendo sempre o melhor interesse público.”

Jessica Marques para o Diário do Transporte

 

 

 

Que outras medidas estão sendo tomadas com relação à mobilidade para prevenir a Covid-19?

Estamos operando com todo o efetivo e nossas equipes de operação e fiscalização de trânsito continuam operando em toda a cidade, prestando auxílio em acidentes, ocorrências de pane semafórico, quebra de veículos, estacionamento irregular e etc; e, ainda no apoio as ações especificas de desmobilização de aglomeração coordenadas em conjunto com as equipes da secretaria de Habitação, Saúde e de Desenvolvimento Econômico. O telefone de atendimento ao cidadão opera se domingo a domingo das 7h às 19hs e há atendimento via email pelo transportes@diadema.sp.gov.br.

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta