Governo de São Paulo deve iniciar testes em massa para Covid-19 no próximo mês

Foto: Reprodução Redes Sociais/Rodrigo Garcia

Em entrevista, vice governador Rodrigo Garcia citou a possibilidade de realizar a testagem ainda em maio, com metodologia conduzida pelo Instituto Butantã

WILLIAN MOREIRA

São Paulo deverá iniciar no mês de maio testes em massa na população para Covid-19.

A informação foi passada pelo vice-governador do estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, durante entrevista ao Bom Dia São Paulo (TV Globo) na manhã desta terça-feira, 21 de abril de 2020.

De acordo com Garcia, a metodologia dos testes será conduzida pelo Instituto Butantã, que irá definir por amostragem uma parcela da população em que será feita a testagem, com a seleção de faixas etárias e regiões do Estado.

Garcia também explicou a questão da fila de exames que tem se mantido desde a semana passada, apesar do governo anunciar que irá zerar a espera. Sobre isto, Rodrigo Garcia afirmou que em dois dias não haverá mais fila de exames, com o próximo dia 25 de abril se iniciando com zero exames pendentes. Com base em dados desta segunda (20), cerca de 4.100 exames ainda estão à espera dos resultados.

Até quarta-feira nós esperamos zerar a fila, nos próximos dois dias. Nós vamos abrir o dia 25 assim com nenhum teste na fila, com todos os testes que foram realizados já notificados e já informados no sistema do Ministério da Saúde“, afirmou Garcia.

Com os testes será possível determinar a estimativa da população que está contaminada com o vírus e assim definir novas ações do combate à pandemia no estado. Os testes rápidos apontam o diagnóstico em 15 minutos.

Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta