Governo anuncia novas regras para o transporte coletivo na Grande Vitória (ES)

Publicado em: 19 de abril de 2020

Uso de máscaras por todos e álcool em gel nos terminais são algumas das medidas

WILLIAN MOREIRA

O Governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou no último sábado, 18 de abril de 2020, novas medidas para o transporte de passageiros nos ônibus válida para a região da Grande Vitória.

De acordo com a publicação da Edição Extra do Diário Oficial do Estado do Espírito Santo nesta segunda-feira dia 20, dentre as novas regras inseridas no decreto nº 4636-R, de 19 de abril de 2020 estão a obrigatoriedade do uso de máscaras pelos motoristas e também passageiros, intensificação da limpeza dos coletivos, retirada da frota de ônibus com ar-condicionado em cidades com risco alto, disponibilização de álcool em gel nos terminais e suspensão do serviço seletivo de transporte região da Grande Vitória.

O governador explicou que para cada cidade haverá uma avaliação do risco por uma tabela que vale para o transporte e outros setores onde cada grau na tabela, implica em medidas diferentes a ser aplicadas no transporte coletivo. Este é um protocolo adotado para a retomada gradual do comércio no Estado.

“Cada município vai controlar o retorno às atividades e vamos agir de acordo com o que for acontecendo. Precisávamos de tempo para ver como o vírus se comportaria e, com o trabalho do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e da Secretaria de Estado de Saúde desenvolvemos esse protocolo. Reafirmo a posição do governo. Sabemos que essa crise é de médio e longo prazo, não tem tratamento e não tem vacina. A gente tem que aprender a conviver com a pandemia e a prioridade é a proteção a vida”, disse Renato Casagrande

MAPA

O governo também divulgou em suas redes sociais um mapa de risco por município, ao qual valerá as medidas a ser adotadas.

Uma tabela de riscos por cada município foi determinada, classificando em risco baixo, moderado e alto, cada um com medidas diferentes de restrição ao transporte.

Risco baixo (verde-prevenção):
– Limpeza dos ônibus internamente, intensificada.

Risco Moderado (amarelo-atenção):
– Mesma medida aplicada aos municípios de risco baixo.

Risco Alto (vermelho-alerta):
– Medidas previstas para os riscos baixo e moderado;
– Realocação de motoristas e cobradores com idade igual ou superior dos 60 (sessenta) anos, para outras atividades dentro do sistema de transporte;
– Retirada de circulação da frota de ônibus com ar-condicionado;
– Suspensão da utilização do Passe-escolar, em todas suas formas;
– Prorrogação automática do período de isenção das gratuidades às pessoas com deficiência;
– Instalação e manutenção de dispensadores de sabonete líquido nos banheiros dos terminais. – Suspensão do serviço decorrente do contrato de concessão do serviço de transporte seletivo de passageiros da Região Metropolitana da Grande Vitória – Seletivos;
– Obrigatoriedade da utilização de máscaras por tripulação e passageiros.

Confira a determinação, na íntegra:

WhatsApp Image 2020-04-20 at 14.28.44WhatsApp Image 2020-04-20 at 14.28.44(1)WhatsApp Image 2020-04-20 at 14.28.45WhatsApp Image 2020-04-20 at 14.28.45(1)WhatsApp Image 2020-04-20 at 14.28.45(2)

Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta