Resolução passa orientações a passageiros de ônibus em Curitiba (PR)

Criada pela Comec, o objetivo é por meio de ação educativa, mostrar ações que o passageiro pode realizar no período da crise do coronavírus.

WILLIAN MOREIRA

A Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), publicou nesta sexta-feira, 17 de abril de 2020, uma resolução que traz orientações aos usuários do transporte na cidade paranaense para prevenir a transmissão e contágio pelo coronavírus.

Voltado para a orientação educativa, o documento pede ações no interior dos ônibus, como o uso de máscaras, lavagem das mãos antes e depois de utilizar o transporte e, se possível embarcar em horários alternativos, fugindo dos horários de maior movimento.

Em nota divulgada para a imprensa, o presidente da Comec Gilson Santos, explica que as orientações passadas tem como objetivo o interesse de todos e que as pessoas precisam colaborar neste momento difícil.

“Vivemos um momento de grande complexidade no transporte e estamos fazendo o possível para garantir a continuidade deste serviço, que é considerado essencial, e claro, com o máximo de segurança possível dentro das limitações do momento. Isso inclui ações de higienização de veículos e terminais, ações de segurança para os trabalhadores do sistema, ações de conscientização e informação, entre outras. Mas sabemos que o principal é a atitude daqueles que utilizam o sistema todos os dias. Por isso, a colaboração de todos é muito importante”.

A medida não tem punições previstas a quem desrespeitar as orientações, mas atenta para o respeito as determinações.

Confira as orientações:
I – que os usuários ao utilizar em o Sistema de Transporte Coletivo Metropolitano façam o uso de máscaras, incluindo as de confecção caseira, seguindo as orientações fixadas pelo Ministério da Saúde na Nota Informativa n.º 03/2020 – CGGAP//DDESF//SSAPS//MMS;
II – que os usuários ao utilizarem o Sistema de Transporte Coletivo Metropolitano façam a correta higienização das mãos, por meio de lavagem com água e sabão, ou álcool gel (mínimo 70%), antes e depois de utilizar o serviço;
III – que durante o trajeto do s veículos, motoristas, cobradores e passageiros certifiquem – se de que as janelas do veículo estejam sempre abertas, permitindo-se a máxima circulação de ar no seu interior;
IV – que os usuários busquem utilizar o Sistema de Transporte Coletivo em horários alternativos,, fora dos horários de pico (manhã e final da tarde) , evitando-se assim a ocorrência de aglomeração de pessoas;
V – que nos locais de espera (abrigos para pontos de ônibus e terminais), seja mantido, sempre que possível, a distância mínima de 1,5 metros entre as pessoas;
VI – que os usuários que apresentem qualquer sinal ou sintomas da COVID – 19 , entre os principais: febre, tosse e dificuldade para respirar, não utilizem o Sistema de Transporte Coletivo;
VII – que os usuários, ao tossir ou espirrar, cubram imediatamente a boca e o nariz com o cotovelo/antebraço, conforme orientação de especialistas na área médica de Epidemiologia;
VIII – que os usuários evitem levar as mãos ao contato dos olhos, nariz e boca ao longo do trajeto, até posterior higienização das mesmas;
IX – que os usuários que fazem parte de algum grupo de risco não utilizem o Sistema de Transporte Coletivo ou, se extremamente necessário, que a utilização seja feita fora dos horários de pico;
X – que os usuários observem as demais normas federais, estaduais e municipais que versem sobre as questões de saúde pública para combater a pandemia decorrente do coronavírus e que tenham relação ao sistema de transporte público de passageiros.

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Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

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