Parceria do Governo do DF distribuirá gratuitamente um milhão de máscaras para a população

Foto: Renato Alves / Agência Brasília

Em ação combinada com o Banco de Brasília e a Federação das Indústrias do DF, doação do produto será feita em locais de grande circulação de pessoas, o que inclui transportes públicos

ALEXANDRE PELEGI

Um milhão de máscaras reutilizáveis serão distribuídas para a população do Distrito Federal.

A medida só será possível graças a uma parceria do Governo do Distrito Federal (GDF) com a Federação das Indústrias (Fibra-DF), que cuidará da confecção do material junto a produtores, e o Banco de Brasília (BRB), que vai ofertar R$ 1 milhão.

A distribuição gratuita será feita em locais de grande circulação de pessoas, em transportes públicos e também no comércio e deve começar nos próximos 15 dias.

A iniciativa visa o combate ao coronavírus (Covid-19)​.

Com a doação do Banco de Brasília, no entanto, será possível a confecção de 450 mil unidades. O restante do pagamento será obtido com as doações feitas ao Comitê de Emergência Covid-19.

A intenção do GDF com a iniciativa é permitir a reabertura gradual e mais tranquila do comércio, o que pode começar a ocorrer, ao menos em parte das atividades, a partir de 3 de maio.

Estamos adotando essa medida para tentar reabrir parte do comércio a partir de 3 de maio. Se possível, a grande maioria do comércio. Faremos a aquisição das máscaras junto ao sistema Fibra. As máscaras serão distribuídas gratuitamente à população do DF para garantirmos mais segurança no momento dessa reabertura da economia. Não vamos parar por aí, esse é o primeiro passo para a reabertura”, explicou Ibaneis Rocha.

Para Jamal Jorge Bittar, presidente da Fibra, a máscara é um instrumento que além de proteção, permitirá ainda condição social e de renda. “Conectados a esse processo estarão pelo menos 1.500 micro empresários que estão desalentados, sem negócios. São microempresários distribuídos por várias regiões administrativas que vão passar a ter renda, recebendo por máscara produzida”, detalhou.

A assinatura do convênio ocorreu nesta sexta-feira, 17 de abril de 2020, e reuniu o governador Ibaneis Rocha; o vice-governador Paco Britto; o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa; o presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar; o secretário de Economia, André Clemente; e o assessor especial de Governo, Gustavo Rocha.

O Governo do DF divulgou ainda a conta para doações do Comitê de Emergência Covid-19: agência 0100-7 do BRB, conta corrente n° 062.958-6, CNPJ n° 00.394.684/0001-53.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta