Governador de Santa Catarina determina uso de máscaras em estabelecimentos públicos e privados

Governador Carlos Moisés durante coletiva nesta sexta (17). Foto: Júlio Cavalheiro/SECOM

Medida já está em vigor e pretende assim evitar a transmissão do novo coronavírus

WILLIAN MOREIRA

O Governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés, anunciou nesta sexta-feira 17 de abril de 2020, que o uso de máscaras em estabelecimentos públicos e privados em todo o Estado passa a ser obrigatório.

A portaria de número 251 determina que em meio à crise causada pelo coronavírus no Brasil e em todo o mundo, a situação demanda o emprego  urgente de medidas de prevenção, controle e contenção dos riscos, danos e agravos a saúde pública e, por isto, determina o uso das máscaras, bem como ao entrar nos estabelecimentos realizar a higienização das mãos com álcool em gel 70% ou material para assepsia similar.

Quem comparecer a algum estabelecimento sem o uso de máscaras, deve ser impedido de entrar e, caso o local descumpra a determinação, ficará sujeito a infração sanitária.

A fiscalização será realizada pela vigilância sanitária e equipes de segurança pública (Polícia e Guarda Municipal).

Em nota divulgada para a imprensa, Carlos Moisés pediu aos catarinenses que se protejam do vírus usando a máscara:

“Estamos fazendo um chamamento para as pessoas sobre a consciência do uso da máscara. Todos estão percebendo a importância de se proteger e proteger as outras pessoas.

O governador ainda cita um estudo dos Estados Unidos segundo o qual em um mês, 100 pessoas que não usam máscaras podem infectar até outras 30 mil, enquanto se todos utilizarem o artefato, o número cai para 600 infectados.


Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta