Quarentena no Estado de São Paulo é prorrogada até o dia 10 de maio

Publicado em: 17 de abril de 2020

Decisão ocorreu por causa do avanço do novo coronavírus e sinais de esgotamento do sistema de saúde

ADAMO BAZANI

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou o prolongamento da quarentena para o isolamento até o dia 10 de maio.

O motivo é o aumento de casos e número de mortes pelo novo coronavírus, que teve origem na China, país que, segundo a comunidade científica internacional, demorou a alertar ao mundo sobre a gravidade do problema e, de acordo com relatos de agências de inteligência, chegou a perseguir médicos e cientistas que detectaram a existência de uma mutação mais forte de coronavírus.

Segundo o Governo do Estado de São Paulo, o motivo da prorrogação é evitar um estrangulamento dos sistemas de saúde público e privado com um número de pessoas sendo infectadas ao mesmo tempo acima da capacidade de atendimento dos hospitais.

Já existem hospitais na cidade de São Paulo com todos os leitos de UTI – Unidade de Terapia Intensiva ocupados ou muito próximos do limite.

O Estado de São Paulo concentra o maior número de casos e mortes em todo o Brasil.

Quinta-feira, 16 de abril de 2020, o índice de isolamento foi de 49%.

Segundo o coordenador do comitê de crise, o infectologista David Uip, que também foi acometido pela doença de origem chinesa e se recuperou, sustenta que estudos comprovam que para o quadro de São Paulo, o nível ideal de isolamento é entre 60% e 70% ou mais e que entre 50% e 60% é aceitável com maior risco.

Pelo sistema de monitoramento por celulares, os índices têm ficado até 50% , o que preocupado as autoridades de Saúde de São Paulo.

Como não há vacina para evitar a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, o isolamento social é considerado o melhor caminho para evitar o alto contágio.

Já é o segundo prolongamento da quarentena, que começou em 24 de março de deveria ir até 07 de abril, mas foi estendida até 22 de abril e, agora, até 10 de maio.

Na entrevista coletiva, Doria falou que não há planos de fechamento de rodovias, mas respeita prefeitos de cidades turísticas que estão restringindo acessos de quem não mora nestes locais.

“Nem, nem o prefeito Bruno Covas temos prazer em prorrogar a quarentena, mas é uma decisão baseada na ciência, mas vai passar. Poderemos recuperar a economia e empregos, como fizemos em 2019” – disse Doria.

“O vírus é invisível, as pessoas têm uma falsa sensação de que as cidades co menos casos estão com menor risco. Mas o exemplo do que ocorreu em todos os países mostra que essa segurança é falsa” – disse David Uip dizendo que o objetivo é achatar a curva e que as mudanças das previsões de pico são na verdade uma boa notícia, porque mostra o achatamento da curva de contágios.

O secretário de saúde do Estado, José Henrique Germann Ferreira, mostrou gráficos indicando que apesar de São Paulo registrar o maior número de casos de contágios e de mortes, a curva de crescimento da doença é menor que do Brasil e atribuiu este fato às medidas de isolamento.

O governador descartou neste momento mudar o modelo da quarentena com medidas mais rígidas, mas se o isolamento ficar abaixo de 50% pode endurecer as ações, o que, segundo Doria, será analisado dia a dia.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. JOSE LUIZ VILLAR COEDO disse:

    Independente de eu NAO GOSTAR desse cidadão e nem DO partido dele e nem de PT e afins e do LULADRAO e nem do ARROGANTE “Bozo” …. DORIA ESTÁ DE PARABÉNS! AS NOSSAS VIDAS E NOSSA SAUDE VALEM MAIS DO QUE ESSA ECONOMIA QUE JA ESTÁ BICHADA DESDE ANTES DA PORCARIA DA VOPA DO MUNDO -FIFA BRASIL 2014 E DESSAS OLIMPÍADAS RIO 2016… Que muito contribuíram para ferrar o País e sua Economia! É um remedio amargo… mas o que arde cura e o que aperta segura ! Como se dizia no séc. XIX! … Alem do mais as pessoas “abusam muito muito muito da sorte”! Ficam tentando A Deus o tempo todo… ! Porém, srs. Doria e Prefeitos e demaus Governadores… POR QUE NAO CANCELARAM O CARNAVAL ??! Cheio de turistas infectados…

  2. FELICIA Siqueira disse:

    Parabéns Doria, pelas medidas tomadas sobre o isolamentos Social, graças a está atitude, os conragios do vírus estao recuando, pois 50% da população está de quarentena.Contunue assim pra não sobrecarregar o sistema de Saúde Paulista né q já é um caos, sem leitos, sem MEDICOS por causa do descaso de muitos prefeitosvcm a saúde de seus municípios.Ex Suzano SP, q está abandonada e sucateada a Saúde pública.

  3. Silvanei Souza Santos disse:

    É necessário , porém teremos colapso total no transporte , muitas empresas deram férias coletivas e agora irão demitir..Se correr o bicho pega e se ficar o bicho come.

  4. RodrigoZika disse:

    Infelizmente mesmo com desempregos e colapso na saúde e a única forma, porém as periferias o povo continua saindo e passeando de carro e moto, fora as vias centrais que andam bem cheias de carros pra situação atual, enquanto não afetar a família de quem faz isso, ou acontecer com a a pessoa isso não vai mudar infelizmente.

Deixe uma resposta