Consórcio Grande Recife desativa seis estações de BRT e suspende uma linha do sistema

Alterações já estão em vigor. Foto: Divulgação.

Medidas foram tomadas em decorrência da queda de demanda, por conta das medidas de restrição em prevenção ao novo coronavírus

JESSICA MARQUES

O Consórcio Grande Recife informou por meio de nota que desativou seis estações de BRT (Bus Rapid Transit – Ônibus de Trânsito Rápido) e suspendeu uma linha do sistema.

Desta forma, foram afetados os corredores Norte/Sul e Leste/Oeste, na Região Metropolitana de Recife, em Pernambuco. As medidas foram tomadas em decorrência da queda de demanda, por conta das medidas de restrição em prevenção ao novo coronavírus.

Além disso, uma linha do Sistema Via Livre foi desativada. As medidas entraram em vigor nesta quarta-feira, 15 de abril de 2020.

Confira as alterações, de acordo com o consórcio, na íntegra:

Estarão fechadas, durante este período de quarentena, as Estações de BRT Barreiras, Engenho Poeta, Forte do Arraial e Zumbi. Todas no Corredor Leste/Oeste. A queda no número de usuários nestes espaços foi, em média, de 75%. Só a Forte do Arraial teve uma redução de 80% na quantidade diária de passageiros.

Já no Corredor Norte/Sul, será suspensa a operação das Estações Cruz de Rebouças e Miguel Arraes. No caso destas duas, a desativação ocorre em caráter de teste uma vez que a linha 1946 – TI Igarassu (PCR) terá seu serviço incorporado à linha 1967 – TI Igarassu (Dantas Barreto) também em dias úteis. Esta última circula com ônibus convencionais, janelas abertas e terá um reforço para absorver a demanda da primeira.

Confira as opções para embarque e desembarque a partir da desativação temporária das Estações de BRT:

Corredor Norte/Sul

EBRT Cruz de Rebouças e Miguel Arraes: a opção para o usuário é se dirigir à parada convencional mais próxima e embarcar na linha 1967 – TI Igarassu (Dantas Barreto) que deverá atender a demanda da linha 1946 – TI Igarassu (PCR).

Corredor Leste/Oeste

EBRT Barreiras: as opções para o usuário são as EBRTs Areinha e Padre Cícero;

EBRT Engenho Poeta: as opções para o usuário são as EBRTs Capibaribe e Riacho do Cavouco;

EBRT Forte do Arraial: as opções para o usuário são as EBRTs Parque do Cordeiro e Getúlio Vargas;

EBRT Zumbi: as opções para o usuário são as EBRTs Getúlio Vargas e Abolição.

Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

LINHAS ALTERADAS

O Consórcio Grande Recife também alterou, temporariamente, a operação de três linhas que alimentam o Terminal Integrado Tancredo Neves, na Imbiribeira.

A mudança teve início nesta terça-feira, 14, quando os ônibus deixaram, provisoriamente, de circular no TI e seguem direto para o Centro do Recife. O ponto final da viagem e retorno para os bairros acontecerá no Terminal de Santa Rita.

As linhas que passaram pela mudança são 133 – Três Carneiros/TI Tancredo Neves137 – UR-11/TI Tancredo Neves e 142 – Alto Dois Carneiros/TI Tancredo Neves.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta