Coronavírus: SPTrans orienta passageiros nos terminais urbanos

Objetivo é conscientizar sobre a importância da prevenção no transporte público por ônibus

JESSICA MARQUES

A SPTrans informou, em nota, que está realizando ações de conscientização nos 31 terminais de ônibus da cidade de São Paulo, sobre prevenção do novo coronavírus. O objetivo é conscientizar sobre a importância da prevenção no transporte público por ônibus.

Assim, em lugares de grande circulação de passageiros, estão sendo emitidos avisos sonoros com mensagens que trazem dicas e orientações para prevenção da Covid-19, como as seguintes:

– Todos contra o coronavírus. Respeite as marcações no chão para manter a distância segura entre passageiros. Elas estão nas plataformas e nas áreas do Posto de Atendimento.
– Todos contra o coronavírus. Mantenha a distância segura entre os passageiros próximos a você. Respeite as marcações no chão das plataformas durante o embarque.
– Todos contra o coronavírus. febre, tosse, e dificuldade para respirar são os principais sintomas da doença.
– Todos contra o coronavírus: Não compartilhe objetos de uso pessoal.
– Todos contra o coronavírus: Ao final de sua viagem lave as mãos com água e sabão, desde a parte inferior das unhas até o pulso.

SINALIZAÇÃO

Outra medida realizada pela SPTrans foi a sinalização nas plataformas definindo a distância de 1 metro entre os usuários, enquanto os passageiros aguardam o embarque.

OUTRAS MEDIDAS

Além disso, a SPTrans listou outras medidas que estão sendo tomadas em conjunto com a Prefeitura para evitar a proliferação do novo coronavírus.

Confira:

– Nos banheiros dos terminais, a limpeza está sendo feita com maior frequência;
– Jornal do Ônibus com informativo sobre dicas de prevenção ao coronavírus (nos ônibus desde 6/3)
– Reforço na limpeza e higienização dos ônibus, em especial nos pontos de contato com as mãos dos usuários, como balaústres e pega-mão;
– orientação para que motoristas de ônibus, cobradores e demais funcionários de operadoras de ônibus reforcem seus cuidados pessoais, lavando sempre as mãos a cada viagem realizada;
– Idosos que são considerados grupos de risco, se puderem, devem evitar usar transporte público no horário de pico, quando há maior aglomeração de pessoas;
Diariamente, a equipe técnica da SPTrans acompanha o movimento dos passageiros e adequa a frota de ônibus para atender a população que precisa continuar se deslocando durante a quarentena.

– A SPTrans também criou um site com as notícias relacionadas ao transporte público em virtude da pandemia de Covid-19, incluindo mudanças de linhas, funcionamento dos postos e recomendações de como se prevenir: http://www.sptrans.com.br/covid-19.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta