Singapura exigirá que passageiros usem máscaras no transporte público, mesmo após a quarentena

Medidas mais rígidas de distanciamento seguro no país estarão em vigor até 4 de maio

ALEXANDRE PELEGI

O Ministro Coordenador de Infraestrutura de Singapura, Khaw Boon Wan, comunicou em sua página no facebook neste sábado, 11 de abril de 2020, que em breve todos os passageiros precisarão usar máscaras no transporte público para conter a propagação do coronavírus. A medida será obrigatória mesmo após o período de isolamento social.

Tornaremos o uso de máscara obrigatório para o transporte público. Isso minimizará a transmissão no transporte público durante o período pós-quarentena, quando o distanciamento seguro estiver comprometido“, escreveu ele.

A maioria dos locais de trabalho em Singapura, uma cidade-Estado insular localizada no Sudeste Asiático, foi fechada quando o país iniciou um período de quarentena na luta contra o COVID-19. As medidas mais rígidas de distanciamento seguro estarão em vigor até 4 de maio.

Khaw Boon Wan disse que, com as medidas de isolamento social, os trens e ônibus não estão lotados e é possível um distanciamento seguro para os passageiros que usam o transporte público.

maska_2


Mas quando as multidões retornarem aos ônibus e trens, regras seguras de distanciamento acabarão por levar à aglomeração de pessoas nas plataformas e fora das estações, com a formação de longas filas.

Posso imaginar passageiros impacientes e até zangados. Penso que um compromisso prático é que todos os passageiros usem máscaras quando usarem o transporte público“, disse Khaw.

Para se preparar para a nova medida, as autoridades agora pedirão que os passageiros comecem a usar máscaras quando estiverem usando ônibus ou metrô. Os fiscais do setor de transporte público insistirão no uso.

O ministro ainda insistiu para que os passageiros de Singapura que não têm uma máscara se dirijam ao centro comunitário mais próximo para coletá-la. Este domingo, 12 é o último dia para a entrega gratuita de máscaras reutilizáveis ​​distribuídas pelo governo.

Mas quando o fizer, por favor, não demore no Centro Comunitário. Pegue sua máscara e vá para casa. E fique em casa, por favor“, disse o ministro.

Janil Puthucheary, ministro sênior de estado dos transportes, também disse no Facebook neste sábado, 11, que o distanciamento seguro no transporte será desafiador quando a população voltar a se deslocar após a quarentena.

Seja responsável, use uma máscara – no transporte público, no mercado ou quando estiver perto de pessoas. Caso contrário, fique em casa, fique em segurança”, ele insistiu.

Com informações do jornal The Straits Times, de Singapura.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta