Distrito Federal terá mais 106 ônibus em circulação nesta segunda-feira, 13

o acréscimo de frota será em linhas que têm como destino o Plano Piloto

Por causa de decreto que permitiu o restabelecimento de alguns serviços durante a quarentema, demanda subiu

ADAMO BAZANI

A partir desta segunda-feira, 13 de abril de 2020, o sistema de transportes do DF – Distrito Federal, terá mais 106 ônibus em circulação.

De acordo com a Semob – Secretaria de Transporte e Mobilidade, o acréscimo de frota será em linhas que têm como destino o Plano Piloto.

Por causa do Decreto Distrital n° 40.583, de 1° de abril de 2020, que ampliou o funcionamento de algumas atividades, houve um acréscimo de 4% no número de passageiros. Segundo a Semob, atualmente há uma redução de 71% na quantidade de pessoas que estão usando os ônibus.

O aumento de frota é para evitar lotação. As autoridades mundiais de saúde defendem o isolamento social como única maneira eficaz de evitar a propagação desenfreada do novo coronavírus, que teve origem na China e se espalhou por todo o mundo.

Não há vacinas e não há remédios que são consenso para o enfretamento da Covid-19, originada pelo vírus.

Em nota, a Semob disse que monitora a operação, que os funcionários dos transportes com mais de 60 anos estão afastados porque configuram grupo de risco e que as empresas intensificaram a higienização dos ônibus.

A Semob continuará acompanhando as operações do Sistema de Transporte Público Coletivo do DF – STPC-DF diariamente, visando evitar aglomerações, na medida do possível, e garantir a segurança dos passageiros.

Cabe esclarecer que motoristas e cobradores com mais de 60 anos – idade considerada de risco por ser mais vulnerável ao novo coronavírus – continuam com as atividades suspensas. A medida adotada em março tem o intuito de evitar a exposição e uma eventual transmissão.

É importante ressaltar ainda que todos os ônibus que operam no Sistema de Transporte Público Coletivo do DF – STPC-DF – continuam sendo desinfetados com Hipoclorito de Sódio – Cloro Ativo, antes das viagens. A determinação da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) tem objetivo de evitar a proliferação do coronavírus.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta