Porto Velho recebe primeiras unidades de ônibus escolares de lote com 146 veículos

Os veículos possuem chassi Volksbus e carroceria Marcopolo. Foto: Divulgação.

Até o momento, 36 coletivos chegaram ao município

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Porto Velho, capital de Rondônia, adquiriu 146 ônibus escolares para atender a zona rural. Deste total, 36 já foram recebidos e vão passar por revisão e emplacamento.

Conforme informado pela Prefeitura, o investimento foi de R$ 36 milhões. Os veículos possuem chassi Volksbus e carroceria Marcopolo.

A chegada dos outros veículos está com atraso, conforme informado pela Prefeitura. Não foi informado um prazo para a finalização da entrega dos ônibus.

“Os demais estão por vir, pois já estão fabricados e vistoriados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A demora na chegada é por causa da existência de alguns bloqueios em estradas federais por conta do coronavírus (Covid-19)”, informou o prefeito Hildon Chaves.

Segundo Hildon Chaves, depois de tantos problemas agora Porto Velho possui a frota mais nova do país no que diz respeito ao transporte escolar.

Seguindo o Decreto Municipal n.16.612, de 18 de março de 2020, as aulas municipais estão suspensas. A previsão é que seja retomada no próximo dia 17 de abril.

Enquanto isso, os veículos foram levados para o pátio do Porto Velho Shopping, em um espaço cedido à Prefeitura até o fim do processo e encaminhamento.

CONTRATAÇÃO

A Prefeitura de Porto Velho, por meio dos conselhos escolares das escolas públicas municipais, divulgou um edital do processo seletivo simplificado unificado, para seleção de 146 monitores de transporte escolar.

O processo seletivo é para atuar nas unidades escolares da zona rural, com 44 horas de trabalho semanais e salário de R$ 1.060,11 mais cesta básica.

O objetivo da seleção de candidatos é contratar por meio da avaliação de títulos, visando à contratação por tempo determinado para o cargo de monitor de transporte escolar, para atender as necessidades do Conselho Escolar, conforme o quadro de vagas que consta no edital.

Todos os atos oficiais relativos ao Processo Seletivo Simplificado serão publicados no portal oficial da Prefeitura site: https://www.portovelho.ro.gov.br/, no Diário Oficial dos Municípios site: www.diariomunicipal.com.br e no Mural da unidade escolar.

Sobre os requisitos básicos exigidos para assinatura do contrato, para a assinatura do contrato temporário o candidato terá que apresentar as seguintes condições:

a) Ser brasileiro nato ou naturalizado ou cidadão português que tenha adquirido a igualdade de direitos e obrigações civis e gozo dos direitos políticos (Decreto no 70.436, de 18/04/1972, Constituição Federal, § 1° do art. 12, de 05/10/1988, e Emenda Constitucional no 19, de 04/06/1998, art. 3o);

b) Ter sido selecionado para a localidade e vaga ofertada no Processo Seletivo;

c) Ter na data da contratação 18 (dezoito) anos completos;

d) Estar em dia com as obrigações resultantes da legislação eleitoral;

e) Se do sexo masculino, está quite com as obrigações militares;

f) Estar em pleno gozo de seus direitos civis e políticos.

g) Possuir aptidão física e mental, para o exercício das atribuições do cargo, conforme consta do Anexo IV – Descrição sumária das atribuições do cargo, devendo ser certificado através de Atestado Médico;

h) Possuir e comprovar o nível de escolaridade/habilitação exigidas para o exercício do cargo, à época da contratação.

i) Conhecer e estar de acordo com as exigências contidas neste Edital, das quais não poderá alegar desconhecimento em nenhuma hipótese.

j) Firmar declaração de que possui ou não possui vínculo empregatício com órgãos públicos;

k) Firmar declaração de não estar cumprindo sanção por inidoneidade, aplicada por qualquer órgão público e/ou entidade da esfera federal, estadual e/ou municipal;

INSCRIÇÕES NO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

A inscrição no Processo Seletivo Simplificado será realizada via INTERNET: do dia 06 de abril de 2020 ao dia 12 de abril de 2020, disponível no site: https://semed.portovelho.ro.gov.br/processoseletivo/02_2020

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta