Paulo Câmara diz que conseguiu reverter demissões de funcionários dos transportes coletivos

Publicado em: 3 de abril de 2020

Queda no número de passageiros foi de 74%, segundo empresas

Em torno de três mil motoristas, cobradores e fiscais de ônibus foram demitidos ao longo da semana porque houve redução no número de passageiros

ADAMO BAZANI

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, anunciou na noite desta sexta-feira, 03 de abril de 2020, em pronunciamento nas redes sociais que conseguiu reverter as demissões no setor de transportes coletivos.

Por causa da redução no número de passageiros transportados, devido às medidas de restrição de movimentação de pessoas recomendadas pela OMS – Organização Mundial da Saúde para conter o coronavírus, as empresas de ônibus registraram queda de arrecadação e, nesta semana, demitiram cerca de três mil funcionários, entre motoristas, cobradores e fiscais.

Câmara disse que, por videoconferência, convenceu os empresários de ônibus a negociarem com o sindicato dos trabalhadores para acharem uma solução em conjunto.

“Foi uma videoconferência que nós fizemos com representantes do setor de transportes, ‘onde’ conseguimos o compromisso de reversão das demissões dos cobradores e motoristas que aconteceram nesta semana. Com isso, vão se sentar [mesmo que virtualmente], empresários, empregados e sindicatos para que juntos possam construir alternativas que possibilite o exercício da profissão, manutenção do emprego e o exercício desses serviços que são essenciais, inclusive para profissionais de saúde”  – disse

O Grande Recife Consórcio de Transporte informou nesta sexta-feira, 03 de abril de 2020, que a queda no número de passageiros no sistema foi de 74%, e a redução da frota foi de 47% .

Câmara disse que até o dia 17 de abril o comércio ficará fechado e as escolas até o dia 30 de abril. Os prazos podem ser prorrogados de acordo com o comportamento do avanço do vírus, que teve origem na China.

O governador pediu ainda que as pessoas não relaxem no resguardo e que fiquem em casa.

https://www.facebook.com/paulocamara40oficial/?eid=ARBgd6p39HnQxOn4bxurJjklv9MewjFJXUBclRAH9P9E4khLRxQBDTkU0hXZ7I4IcHSJ7X-q7Ot39cA6

 

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta