Coronavírus: SPTrans marca distância entre passageiros em filas de terminais de ônibus

Objetivo é evitar aglomeração de pessoas. Foto: Divulgação / SPTrans.

Medida teve início nesta quarta-feira, 1º de abril, na capital paulista

JESSICA MARQUES

A SPTrans, empresa que gerencia o transporte coletivo da capital paulista, informou em nota que começou a pintar faixas de marcação nas plataformas dos terminais que administra. O objetivo é definir a distância de 1 metro entre os passageiros na fila de embarque.

A medida teve início nesta quarta-feira, 1° de abril de 2020. O objetivo da iniciativa é preservar a distância mínima recomendada como prevenção ao novo coronavírus.

De acordo com a SPTrans, os terminais Pq. Dom Pedro, Santo Amaro, Tiradentes, Jd. Ângela, Bandeira e Grajaú foram os primeiros a receber as marcações de filas nas plataformas.

ei (1)

A previsão é de que todos os 31 terminais municipais recebam a pintura para marcação da distância nas filas até o fim da semana.

“As faixas são pintadas nas plataformas de embarque com tinta de piso amarela, antiderrapante, e serão reforçadas periodicamente, se necessário”, informou a SPTrans.

Desta forma, a SPTrans recomenda aos passageiros que preservem a distância mínima de acordo com as faixas pintadas no chão das plataformas a fim de evitar o contágio e a propagação da Covid-19.

PREVENÇÃO

Além disso, durante a semana, a SPTrans ampliou em 201 ônibus em circulação na cidade para reforçar a frota de 61 linhas e dos terminais Cachoeirinha, Santo Amaro, Grajaú e Jardim Ângela.

Sendo assim, o percentual da frota foi ampliado para 41,35% de um dia útil, também de acordo com a SPTrans.

“O acréscimo destes veículos busca equilibrar a oferta do transporte público à demanda de passageiros em algumas linhas específicas, uma vez que o número de passageiros está em 25% em comparação a um dia útil comum.”

Relembre: SPTrans anuncia mais 50 ônibus em outras 24 linhas a partir desta quarta-feira, 01º

Leia também: SPTrans vai colocar mais 151 ônibus em 37 linhas a partir desta terça-feira, 31

A SPTrans também informou que criou um site com as notícias relacionadas ao transporte público em virtude da pandemia de Covid-19, incluindo mudanças de linhas, funcionamento dos postos e recomendações de como se prevenir: http://www.sptrans.com.br/covid-19.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Vagner disse:

    Bom Dia !
    Realmente esta foi uma BRILHANTE IDEIA, demarcar a posição na fila a próxima será demarcar onde ficara o passageiro no interior do ônibus, você aqui, você ali e você lá e você não empurra. Vamos treinar fazer faixas e dar cursos de como utilizar as faixas.

Deixe uma resposta