Linhas de ônibus de Curitiba operam com horário de domingo neste fim de semana

Alterações se aplicam a itinerários da Comec e Urbs

JESSICA MARQUES

As linhas de ônibus gerenciadas pela Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) e Urbs (Urbanização de Curitiba) vão operar com horário de domingo neste fim de semana. A medida é aplicada à Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná.

A única exceção para a regra é com relação a linhas de Fazenda Rio Grande, que receberá reforço, e Araucária, que utilizará tabela de sábado com ajustes.

As mudanças são aplicadas no transporte coletivo em decorrência do novo coronavírus. Por conta da pandemia, nesta semana a demanda nos ônibus caiu consideravelmente.

DEMANDA NA COMEC

A Comec informou ainda que, apesar da queda no número de usuários do transporte coletivo metropolitano, identificada nos últimos dias, decorrentes do enfrentamento da pandemia de coronavírus, a demanda vem apresentando estabilidade, mantendo o número de usuários em aproximadamente 30% do ocorrido em dias úteis normais.

Assim, a partir desta sexta-feira, 27 de março de 2020, será mantida a operação realizada nos últimos dias, utilizando a tabela de horários de sábado, com saídas mais espaçadas fora do horário de pico (entre 8h00 e 16h00, e após 20h00), e com reforços pontuais em linhas que apresentaram demanda superior.

No fim de semana, sábado, 28, e domingo, 29, as linhas irão operar utilizando tabelas de domingo, com exceção de Fazenda Rio Grande (receberá reforço) e Araucária (utilizará tabela de sábado com ajustes).

“Ônibus de plantão estão sendo disponibilizados nos terminais buscando atender demandas emergenciais, e ajustes poderão ser realizados de acordo com mudanças na demanda.”

DEMANDA CAI 80% EM CURITIBA

Na capital, terminais e ônibus já têm queda expressiva de movimento de passageiros em Curitiba. Segundo um levantamento da Urbs, o fluxo de passageiros caiu 80,5% desde que entraram em vigor medidas de isolamento social para conter a pandemia do novo coronavírus.

Em dias úteis normais, são em média 734.626 passageiros. Na última quarta-feira foram 143.241 passageiros no dia.

“Nos últimos dias, têm circulado nas redes sociais muitas imagens de aglomerações feitos em terminais e ônibus metropolitanos como sendo de Curitiba, o que vêm gerando confusão de informações. Com a tabela de sábado, o sistema tem capacidade para transportar 895.508 pessoas, portanto seis vezes a demanda atual de passageiros”, informou a Prefeitura, em nota.

Como medida preventiva a qualquer mudança de cenário, a Urbs informou ainda que vai manter uma frota reserva de prontidão, capacitada a entrar rapidamente em funcionamento caso seja detectado movimento atípico em alguma linha.

A alteração da tabela de dias úteis para a de sábado entrou em vigor na última quarta-feira. Nos fins de semana serão adotados horários de domingo, que representam 40% da tabela de dias de semana.

O sistema de transporte de Curitiba é composto por cerca de 1.250 ônibus e conta atualmente com 254 linhas urbanas.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

Deixe uma resposta