Forças Armadas fazem limpeza no transporte municipal do Rio de Janeiro e operação é afetada

Empresas, Prefeitura e Forças Armadas uniram forças contra a disseminação do novo coronavírus. Foto: Divulgação.

Terminais Jardim Oceânico, Alvorada e Recreio do BRT  ficam fechados entre 12h30 e 17h neste sábado

JESSICA MARQUES

O trabalho de desinfecção do transporte coletivo do município do Rio de Janeiro está sendo feito por militares das Forças Armadas, em parceria com a Prefeitura e as empresas operadoras.

Ao longo da semana, a Central do Brasil foi desinfectada, assim como as estações de trem e metrô que partem para as Zonas Norte, Oeste, Sul e para Baixada Fluminense.

Neste sábado, 28 de março de 2020, será feita a desinfecção nos terminais Jardim Oceânico, Alvorada e Recreio do BRT (Ônibus de Trânsito Rápido).

Desta forma, os três ficarão fechados das 12h30 às 17h para a ação de descontaminação de ambientes. Neste período, haverá mudanças operacionais.

Em nota, o Consórcio BRT informou que uniu forças com a Prefeitura e as Forças Armadas contra a disseminação do novo coronavírus.

“A partir das 13h deste sábado, dia 28, um efetivo das Forças Armadas aplicará produtos descontaminantes nas catracas, corrimãos, validadores e outros pontos comuns ao toque de passageiros nos três terminais, que concentram uma grande quantidade de usuários diariamente.”

Conforme informado pelo BRT Rio, também em nota, o produto utilizado pelos integrantes das Forças Armadas é capaz de eliminar o novo coronavírus e outros microrganismos causadores de doenças.

“Ele se chama BX24 e sua composição é à base de cloro. O descontaminante será aplicado em todas as superfícies que os passageiros têm contato. Mas, cabe enfatizar que a higienização pessoal constante e os cuidados básicos como a limpeza das mãos com água e sabão são fundamentais para evitar o contágio.”

OPERAÇÃO

O isolamento dos três terminais será feito pela Guarda Municipal, que empregará 30 agentes em pontos de acesso estratégicos. O BRT Rio orienta os passageiros que utilizariam esses terminais amanhã, no período entre 12h30 e 17h, para desembarcar em estações mais próximas e fazer integrações.

Todos os serviços dos corredores Transcarioca e Transolímpica com final de linha no Terminal Alvorada irão parar na estação Lourenço Jorge, segundo informações do consórcio.

Confira os detalhes:

Corredor Transoeste (terminais Alvorada e Jardim Oceânico fechados):
– O serviço 12 será interrompido a partir das 11h;

– Os serviços 10 e 25 não farão paradas no terminal Alvorada, os passageiros devem desembarcar nas estações mais próximas: Bosque da Barra e Barra Shopping;

– Quem quiser fazer a transferência para o corredor Transcarioca deve pegar o serviço 50 na estação Barra Shopping, desembarcar na estação Lourenço Jorge e fazer a transferência para os serviços 30, 35 ou 46;

– Quem desejar fazer a integração com o metrô no Jardim Oceânico deverá desembarcar na estação mais próxima, a Bosque Marapendi;

Corredor Transolímpica (terminal Recreio fechado):
– Os passageiros que utilizam este terminal deverão descer na estação Catedral Recreio, que estará aberta em caráter emergencial entre 11h e 18h;

– Para chegar ao Jardim Oceânico, o usuário do serviço 53 deverá desembarcar na estação Lourenço Jorge e fazer a transferência para o serviço 50;

– Quem quiser ir para o corredor Transoeste deverá usar o serviço 50, desembarcar na estação Barra Shopping e lá pegar os serviços 10 ou 25;

Corredor Transcarioca:
– Os passageiros poderão utilizar os serviços 30, 35 e 46 para desembarcar na estação Lourenço Jorge. Quem quiser ir para a estação mais próxima ao Jardim Oceânico deve pegar o serviço 50;

– Para chegar ao corredor Transoeste, os usuários devem ir até a estação Lourenço Jorge, pegar o serviço 50, desembarcar na estação Barra Shopping e embarcar nos serviços 10 ou 25.

 

 

 

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta