Prefeitura de Juiz de Fora (MG) ajusta horários das linhas de ônibus

Publicado em: 26 de março de 2020

Decisão é tomada após estudo técnico que verificou redução de até 75% no número de passageiros

ALEXANDRE PELEGI

Após um estudo técnico verificar a redução de até 75% no número de passageiros do sistema de transporte coletivo em Juiz de Fora, Minas Gerais, a Secretaria de Transportes e Trânsito (Settra) encaminhou ofício aos consórcios comunicando a alteração dos horários de todas as linhas de ônibus a partir desta sexta-feira, 27 de março de 2020.

Segundo a prefeitura da cidade mineira, na terça-feira, 10 de março, a bilhetagem eletrônica registrou 343.577 passageiros. Esse número veio caindo sistematicamente desde então, devido às medidas tomadas para enfrentar a pandemia de coronavírus na cidade. Na terça-feira, 17, houve redução de 30% no número de usuários, passando para 240.208. E nesta terça-feira, 24, foram 83.227, quantidade que representa menos 75,77%, comparado ao primeiro dia pesquisado. O total corresponde a todas as linhas.

As linhas passarão a operar da seguinte maneira, seguinte comunicado da Settra:

– Todos os ônibus manterão os horários de picos, de 5 horas às 7h30 e de 17 às 19h30, atendendo principalmente profissionais da área da saúde, que necessitam trocar os plantões. Excetuando os picos, cada linha operará com horários diferenciados e intervalo de no mínimo uma hora entre as viagens. Nos domingos e feriados permanecerão os atuais quadros. Não haverá ônibus entre meia noite e 4 horas da madrugada.

Ainda segundo a Settra, ao longo de todo o período que durar o horário especial de trabalho e combate ao coronavírus, seus técnicos estarão empenhados em analisar, diariamente, as demandas de cada linha, e mudanças pontuais poderão ocorrer.

Os ônibus terão informativos em seu interior.

Os novos horários podem ser conferidos no site da Prefeitura: pjf.mg.gov.br/onibus/itinerario.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. Leonardo disse:

    Nenhuma empresa está respeitando o horário de intervalo
    Estou a duas horas no ponto esperando o aeroporto,sendo que o o intervalo de uma hora

Deixe uma resposta