Goiânia anuncia resultado final de julgamento de concorrências de quatro corredores de ônibus

Publicado em: 25 de março de 2020

Foto: Ítalo Nunes

Empresa Oficina Consultores venceu todos os certames, do tipo técnica e preço, com valores que somam R$ 2,1 bilhões

ALEXANDRE PELEGI

A prefeitura de Goiânia, capital de Goiás, divulgou no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 25 de março de 2020, os resultados dos julgamentos finais das Concorrências Públicas para a implantação de 4 corredores de transporte coletivo na cidade.

A empresa Oficina – Engenheiros Consultores venceu todas as concorrências, com propostas de valores que somam R$ 2,1 bilhões.

As Atas do Julgamento Final de cada concorrência estão publicadas no site da prefeitura de Goiânia.

A concorrência, do tipo técnica e preço, foi realizada para contratar empresa especializada em serviços de engenharia para a elaboração de projetos executivos de engenharia, arquitetura e urbanismo, necessários para realização de obras de implantação dos quatro corredores preferenciais de ônibus.

Resumidamente, a Oficina Consultores venceu com os seguintes lances:

Concorrência Pública 026/2019 = Corredor Avenida 24 de outubro

Valor do lance vencedor = R$ 317.536,97

Concorrência Pública 027/2019 = Corredor Avenida 85

Valor do lance vencedor = R$ 664.729,71

Concorrência Pública 028/2019 = Corredor Avenida T-63  

Valor do lance vencedor = R$ 494.849,29

Concorrência Pública 029/2019 = Corredor Avenida Independência

Valor do lance vencedor = R$ 623.029,19


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DETALHES DOS CORREDORES

Corredores

Corredor Avenida 24 de Outubro 

Extensão: 3,4 km

Trajeto: Setor dos Funcionários, Campinas, Setor dos Aeroviários e Esplanada dos Anicuns

Pontos de embarque e desembarque de passageiros: Possui 31 PEDS

Linhas de ônibus: 17 linhas de ônibus operando na via.

Orçamento: R$ 423.685,51

Corredor Avenida 85 

Extensão: 7,2 km

Trajeto: Setor Sul, Marista, Bueno, Serrinha e Parque Amazônia

Pontos de embarque e desembarque de passageiros: Possui 48 PEDS

Linhas de ônibus: 13 linhas de ônibus operando na via.

Orçamento: R$ 886.745,73

Corredor Avenida Independência  

Extensão 6,7 km.

Trajeto: Início no Setor Leste Vila Nova, passando pelo Setor Central, Setor Aeroporto, Setor dos Funcionários e chega a Campinas.

Pontos de embarque e desembarque de passageiros: Possui 28 PEDS

Linha de ônibus: 25 linhas de ônibus operam na via.

Orçamento: R$ 828.737,28.

Corredor Avenida T-63 

Extensão: 5,7 km

Trajeto: Início no Setor Pedro Ludovico e atravessa os Setores Bela Vista, Bueno, Nova Suiça, Jardim América até o Parque Anhanguera.

Pontos de embarque e desembarque de passageiros: Possui 28 PEDS

Linhas de ônibus: 11 linhas de ônibus operando na via.

Orçamento: R$ 678.930,70.

Veja abaixo as Atas do Julgamento final, com as propostas das empresas classificadas por Concorrência:

Concorrência 026/2019 – Corredor da Av. 24 de Outubro:

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Concorrência 027/2019 – Corredor da Avenida 85:

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Concorrência 028/2019 – Corredor da Avenida T-63:

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Concorrência 029/2019 – Corredor da Avenida Independência:

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Como mostrou o Diário do Transporte, a prefeitura da capital de Goiás lançou, em 19 de agosto de 2019, o aviso de Licitação/Concorrência, do tipo técnica e preço, para a elaboração de projetos para a implantação dos 4 corredores, com datas para as concorrências previstas para ocorrerem nos dias 7 de outubro (corredores nas avenidas 85 e 24 de outubro) e 8 de outubro (corredores T-63 e Avenida Independência) deste ano. Relembre: Prefeitura de Goiânia lança concorrência para projetos de quatro corredores de ônibus em outubro

Posteriormente o certame foi adiado sine die (por tempo indeterminado) no dia 27 de setembro de 2019  “no interesse da administração”. Relembre: Goiânia suspende concorrências para quatro corredores de ônibus

As novas datas acabaram remarcadas depois para o mês de dezembro de 2019:

Corredores das Avenidas 85 e 24 de outubro – 17 de dezembro, às 09h:00

Corredores das Avenidas Independência e T-63 – 18 de dezembro, às 09h:00

Em julho de 2014 o Ministério das Cidades publicou portaria aprovando os projetos para criação de corredores preferenciais de ônibus nas principais avenidas de Goiânia.

Pelos estudos apresentados pela Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), os corredores que agora serão licitados tinham as seguintes extensões e capacidade:

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AUDITORIA

Em março de 2017 o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), por meio da Secretaria Federal de Controle Interno (SFC), publicou na internet um relatório de auditoria e fiscalização das obras de mobilidade urbana apoiadas com recursos do Orçamento Geral da União por meio do Ministério das Cidades.

O relatório aponta “para a utilização indevida da modalidade de contratação denominada RDC Integrada, inclusão nos contratos de bens e serviços de tecnologia da informação que deveriam ser licitados separadamente, projetos deficientes e antieconômicos, entre outras não conformidades”.

Na conclusão do trabalho, a AGU informou que, com base nos exames realizados, concluiu-se que a aplicação dos recursos federais não estava adequada e exigiu providências de regularização por parte dos gestores federais e municipais. “Ressalta-se, entretanto, que a Prefeitura de Goiânia encaminhou ofício a esta CGU-R/GO informando que realizará o cancelamento dos contratos oriundos da licitação realizada mediante o RDC Integrado nº 01/2015, devido aos apontamentos realizados por este órgão de controle”.

Segundo o relatório da AGU, a Prefeitura de Goiânia realizou a licitação dessas obras em 2015, mediante o Regime Diferenciado de Contratação – RDC, pelo critério de menor preço por lote, com edital divulgado em 08 de maio daquele ano.

“A abertura dos trabalhos licitatórios ocorreu em 12 de junho de 2015, e, ao total, houve quatro participantes no Certame, sendo que, ao final, sagraram vencedores os seguintes licitantes, no valor total de R$ 106.140.334,88:

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Clique no link para ler o relatório completo da AGU, publicado em março de 2017:

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Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

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