CPTM marca licitação relativa a suprimento de energia de tração das linhas 11, 12 e 13 para 4 de junho

Publicado em: 25 de março de 2020

Linha 12 Safira. Foto: Adamo Bazani

Sessão Pública que estava prevista para 14 de novembro de 2019 havia sido adiada indefinidamente pela Companhia em novembro de 2019

ALEXANDRE PELEGI

A CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos marcou para 04 de junho de 2020 a licitação para contratação de prestação de serviços técnicos especializados de engenharia para supervisão do fornecimento e instalação do sistema de suprimento de energia de tração das linhas 11 – Coral, 12 – Safira e 13 – Jade.

O certame já foi adiado duas vezes.

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O Aviso de Licitação havia sido publicado anteriormente no Diário Oficial de 11 de julho de 2019. Relembre: CPTM abre licitação para suprimento de energia de tração das linhas 11, 12 e 13

Na sequência, a Sessão Pública de processamento da licitação foi adiada “sine die”, ou seja, indefinidamente, conforme divulgou o Diário do Transporte no dia 1º de agosto de 2019. Relembre: CPTM adia licitação relativa a suprimento de energia de tração das linhas 11, 12 e 13

Em 06 de setembro, a CPTM publicou no Diário Oficial a retomada da licitação, marcando a concorrência para 14 de novembro. Relembre: CPTM publica aviso de retomada de licitação relativa a suprimento de energia de tração das linhas 11, 12 e 13

No entanto, em 09 de novembro de 2019 a Companhia suspendeu novamente o processo, sem prazo para ser retomado. Relembre: CPTM adia novamente licitação relativa a suprimento de energia de tração das linhas 11, 12 e 13

Hoje, no Brasil, os sistemas de tração elétrica estão presentes nas ferrovias que atendem os subúrbios do Rio de Janeiro e São Paulo e nos sistemas metroviários.

É importante notar que a proposta de elevar a CPTM ao “padrão Metrô” obrigará o Estado a criar condições para atender ao substancial aumento da capacidade de oferta de transporte que virá nos próximos anos. Isso implica em investir em sistemas que impliquem na diminuição do intervalo entre trens, ao lado da melhoria da qualidade do serviço prestado.

Nesse sentido, são fundamentais não só a aquisição de material rodante, como a rede aérea, sistemas de sinalização e o Sistema de Alimentação Elétrica.

Um ponto fundamental é a exclusividade do uso das linhas para o transporte de passageiros.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

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