Consórcio reafirma suspensão dos ônibus no ABC a partir de 29 de março, apesar de fala de Doria neste sábado, 21

Publicado em: 21 de março de 2020

Ônibus em Diadema, no ABC

Em nova reunião, Governo do Estado quer convencer prefeitos a mudar de ideia

ADAMO BAZANI

O Consórcio Intermunicipal do ABC, que reúne os sete prefeitos da região, reafirmou neste sábado, 21, que está mantida a previsão de que no dia 29 de março, todos os ônibus municipais parem de operar como medida para reduzir a disseminação da pandemia do coronavírus.

De acordo com nota da entidade na parte da tarde deste sábado, os prefeitos, até o momento, mantêm a decisão de suspender por tempo indeterminado as linhas municipais.

“O Consórcio Intermunicipal Grande ABC, entidade que representa a união das sete prefeituras da região e que tem atuado junto ao Ministério da Saúde e ao Governo de São Paulo nas ações de prevenção e combate do novo coronavírus (Covid-19), esclarece que a paralisação total do transporte público municipal nas sete cidades consorciadas no próximo dia 29 de março (domingo) segue mantida como forma de proteção à população do Grande ABC.” – diz a nota.

Um pouco mais cedo, no início da tarde, o governador de São Paulo, João Doria, que desde o início se mostrou contrário à medida, disse que o transporte estaria regularizado, mas não deixou claro se a suspensão deixaria de acontecer.

“Em relação à EMTU e os ônibus que dão acesso ao ABC, isso já está regularizado, o funcionamento continua. Houve uma reunião (virtual) do secretário de transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, com todos os prefeitos do Grande ABC, do consórcio, sete prefeitos, e esta ordenação foi feita, portanto, não há qualquer impedimento, estão funcionando regularmente, queria aproveitar para agradecer os prefeitos pela compreensão e a integração com nossas ações” – disse Doria.

Uma nova reunião entre a secretaria dos Transportes Metropolitanos e prefeitos deve ocorrer na próxima semana. O Estado vai tentar convencer os prefeitos a, pelo menos, garantirem um serviço mínimo, sem interrupções, mesmo após o dia 29.

Como mostrou o Diário do Transporte, na 8ª coletiva realizada neste sábado, 21 de março de 2020, o governador João Doria anunciou Decreto de Quarentena nos 645 municípios do estado por 15 dias.

O período de quarentena seguirá da próxima terça-feira, 24 de março até 7 de abril.

Segundo o Governador, isso significa a obrigatoriedade do fechamento de todo o comércio e serviços não essenciais em todos os municípios do estado. O objetivo é reduzir ao máximo o número de pessoas nas ruas. Serviços de transporte, por ônibus, trens e metrô, seguem operando, ressalvadas a medidas de orientação preventiva.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2020/03/21/doria-decreta-quarentena-nos-645-municipios-do-estado-a-partir-de-terca-feira-24/

TRANSPORTES NO ABC:

Juntas, as sete cidades do ABC (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) têm 2,8 milhões de moradores, dos quais 1,1 milhão usa os transportes públicos. São em torno de 1,3 mil ônibus municipais.

As cidades com maior frota são São Bernardo do Campo, com 424 ônibus e Santo André, com 404 ônibus.

AS EMPRESAS DE ÔNIBUS MUNICIPAIS SÃO:

Santo André: Suzantur, Viação Guaianazes, Viação Curuçá, TCPN – Transportes Coletivos Parque das Nações, ETURSA – Empresa de Transporte Urbano Rodoviário de Santo André, EUSA  – Empresa Urbana Santo André, Viação Vaz.

São Bernardo do Campo: SBC Trans

São Caetano do Sul: Vipe- Viação Padre Eustáquio

Diadema: MobiBrasil Diadema, Benfica

Mauá: Suzantur

Ribeirão Pires: RIGRAS

Rio Grande da Serra: Viação Talismã

TRANSPORTES TRONCAIS:

Corredor Metropolitano ABD (São Mateus/Jabaquara e Diadema/Brooklin): Metra

Linha 10 – Turquesa: CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos

EMPRESAS DE ÔNIBUS DO SISTEMA EMTU:

Viação ABC, EAOSA, Expresso SBC, Imigrantes, Mobibrasil, Parque das Nações, Publix, Riacho Grande, Ribeirão Pires, Rigras, São Camilo, Trans-Bus, Triângulo, Tucuruvi, Urbana e Vipe.

DETALHES DA PARALISAÇÃO

As prefeituras do ABC Paulista divulgaram ao Diário do Transporte os detalhes sobre a redução gradativa de frota de ônibus até que haja a suspensão total no dia 29 de março de 2020.

Em alguns municípios, a redução já entrou em vigor nesta quarta-feira, 18 de março de 2020. Entretanto, algumas prefeituras terão esquema diferente.

Leia mais: Prefeituras do ABC Paulista divulgam detalhes sobre redução gradativa de frota de ônibus até suspensão total no dia 29

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta