Dia 29, ônibus municipais vão parar no ABC, anunciam prefeitos

Segundo a Prefeitura, ônibus estão sendo higienizados ao final de cada viagem. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

Informação é oficial do Consórcio Intermunicipal

Atualização: TODOS OS ÔNIBUS MUNICIPAIS DO ABC VÃO PARAR CIRCULAR A PARTIR DE 29 DE MARÇO.

ACESSE ESTE LINK:

Coronavírus: Transporte coletivo no ABC vai parar totalmente a partir de 29 de março

JESSICA MARQUES

O prefeito de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, Orlando Morando, havia anunciado nesta terça-feira, 17 de março de 2020, que a empresa de ônibus responsável pelo transporte coletivo na cidade, a SBCTrans, iria usar a frota reserva para ampliar oferta em horários de pico.

Segundo a administração municipal, com a medida, a operação iria passar de 389 para 424 veículos em circulação. O objetivo da medida anunciada seria evitar aglomerações no transporte público, que transporta diariamente 250 mil passageiros.

Entretanto, a mudança não vai mais acontecer, pois a frota será reduzida gradativamente nas sete cidades do ABC Paulista até parar completamente a partir de 29 de março.

HIGIENIZAÇÃO

A limpeza dos veículos, realizada em parceria com a SBCTrans, será realizada no término de cada viagem nos 28 terminais e pontos finais espalhados pela cidade, segundo a Prefeitura. O processo prevê a higienização de bancos, apoios de braça e cabeça, além de janelas.

“O reforço da frota de ônibus e a higienização dos coletivos é fundamental para combater a disseminação do coronavírus em espaços com grande movimentação de pessoas. Com isso, nosso objetivo é assegurar que nossos moradores estejam seguros durante o trajeto de sua casa até trabalho”, afirmou o chefe do Executivo.

A vistoria da higienização dos coletivos realizada pelo prefeito nesta terça-feira contou com a presença do presidente da ETC (Empresa de Transportes Coletivos de São Bernardo), Ademir Silvestre, e da diretora da SBCTrans, Milena Braga.

Leia também: Coronavírus: São Bernardo do Campo amplia frota de ônibus em horários de pico

EMERGÊNCIA

Nesta terça-feira, por meio do decreto 21.111, a Prefeitura de São Bernardo decretou estado de emergência no município, pelo prazo máximo de até 180 dias.

O documento, assinado pelo prefeito Orlando Morando, determina série de medidas para conter o avanço da pandemia de COVID-19 no âmbito da Administração Municipal.

Entre as determinações impostas pela Prefeitura está à suspensão de férias e licenças de servidores da Saúde, o mapeamento das casas de acolhimento de idosos, a utilização de prédios escolares para apoio da Saúde e o cancelamento de atividades culturais e esportivas.

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde, São Bernardo apresenta, até o momento, 146 notificações do coronavírus, sendo que destes, apenas dois casos foram confirmados.

“Trata-se de um casal que, recentemente, esteve em viagem pela Itália e, no momento, está em casa, sendo monitorado pela Vigilância Epidemiológica do município. Outros 124 casos estão sendo investigados e 20 já foram descartados.”

Jessica Marques para o Diário do Transporte

 

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. roberto andrade da silva disse:

    ontem os onibus estava lotado que nem sardinha em latada kkkkkkkkkkk

  2. Gerson Carvalho disse:

    Bom dia a todos!

    A realidade é outra, meus caros! Ontem fiquei o mesmo tempo esperando pelas linhas da SBCTRANS, isso porque utilizei várias durante o dia e horário de pico:

    07N – NAZARÉ X RODOVIÁRIA
    23 – NOVA BAETA X SELECTA
    15 – DETROIT X RUDGE RAMOS
    30 – BALSA X RUDGE RAMOS
    07N – NAZARÉ X RODOVIÁRIA novamente.

    E digo mais, todas lotadas em todos os horários.

    Essa ampliação da frota não foi sentida ou efetivada…

    O que também não entendo é como a SBCTRANS diz que ampliou sua frota no horário de pico, sendo que licenciou 59 motoristas para ficarem de repouso… Não foi informado quem os cobriu, neste período de ausência, o que parece que estão sendo exigidas mais horas extras, do que as já realizadas pelos profissionais, causando sobrecarga de trabalho…

    Porém, não senti este aumento… Eu e outros muitos usuários…

    Caso realmente seja confirmada a minha intuição e se esta atitude fosse em outra empresa, com certeza, seria amplamente criticada e questionada, mas o Grupo ABC é “perfeito e blindado”, pelo menos é a imagem que sempre tentam passar, porém a realidade é outra, principalmente no trato com o usuário e agora o colaborador!

    Isso eu senti na pele….

    Abraços,

    Att,

    Gerson Carvalho
    Bancário e Administrador de Empresas

  3. LUIZA BRUNÓRO disse:

    Vamos ver a coisa toda pelo lado bom… em Sanberlondres!

    1. MAIS ÔNIBUS… MENOS GENTE EM PÉ, MARAVILHA!
    2. ÔNIBUS DECENTEMENTE LIMPINHOS, FINALMENTE!

    Gratidão Senhores Prefeito, Secretários e Vereadores trabalhando para o povo!
    Como deve ser!

  4. Diego disse:

    Vai ampliar a frota para não ter aglomeração e hoje assinou uma nota na qual afirma que até dia 29 de março irão diminuir a circulação gradativa até a suspensão total a partir de 29 de março. Algo errado não está certo nisso aí! Kkk

  5. Gerson Carvalho disse:

    Prezada Luiza, não é o que está ocorrendo… A frota, se aumentou, não está sendo percebida por quem utiliza o transporte público, vide esta pessoa que vos fala.

    A demora e a lotação continuam!

    E outra, como aumentaram a frota, sendo que deram licença para os motoristas mais idosos (59 motoristas no total)… E não explicaram, se contrataram outros.

    Acredito que não tenham 59 motoristas sobrando na garagem e, caso tenha um efetivo a disposição, é justamente para cobrir faltas, férias ou folgas, o que desfalcaria o quadro, caso fossem utilizados.

    Att,

  6. Marcos Fabiano Marques dos Santos disse:

    Mentira trabalho na sbctrans não tem essa de colocar ônibus a mais em horário de pico ao contrário já tiraram de circulação vários ônibus é só ir na garagem tá cheia de motoristas que não sairão sem essa agora para todos os coletivos ata internacional vai parar tbm sem da preocupação com essa pandemia que não podemos brincar agora as autoridades tem de falar a verdade

  7. Jose Bonifácio Pedro disse:

    Bom eu senti que aumentou a frota de onibus no passo com o novo terminal sacolão. em S.Bernardo centro.Tomara q isso aconteça tbm na periferia de S.Bernado.

  8. Jose Bonifácio Pedro disse:

    Obs. esse terminal sacolão que me referi os onibus partem com intinerario somente para a vila São Pedro.

  9. Willian Assis disse:

    Moro em SBc não vi almento nenhum só falta de ônibus tem gente acreditando em coelho da pascoa mesmo.

  10. Everaldo Gomes Ferreira disse:

    Como que vamos fazer para trabalhar depois do dia 29 sem ônibus.

  11. HELENA disse:

    E COMO OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE IRÃO TRABALHAR SEM ÔNIBUS. SUSPENDERAM AS FERIAS E TIRAM OS COLETIVOS?

Deixe uma resposta