Prefeitura de Limeira decreta fim da intervenção no transporte coletivo

Ônibus da Viação Limeirense. Foto: André Rocha Alves

Intervenção na Viação Limeirense começou em abril de 2017. Atualmente, em caráter emergencial, cidade é atendida pela Sancetur

ALEXANDRE PELEGI

Decreto da prefeitura de Limeira pôs fim à intervenção do transporte coletivo da cidade nesta terça-feira, 17 de março de 2020.

Publicado no Jornal Oficial do Munícipio e assinado pelo prefeito Mario Botion, o decreto encerra um processo que teve início em abril de 2017 junto à Viação Limeirense, concessionária do transporte coletivo da cidade.

Dois motivos desencadearam a intervenção, que foi oficializada por decreto assinado pelo prefeito Mario Botion na noite de sexta-feira (14 de abril de 2017) e publicado em edição extra do Jornal Oficial do Município do sábado (15 de abril): uma greve dos ônibus, que paralisou os serviços de transporte público na cidade no dia 14 de abril, e a falta de acesso ao banco de dados do Sistema Integrado de Transportes, mesmo após decisão judicial que obrigava a abertura das informações.

No site da prefeitura de Limeira estão descritos os motivos que levaram à intervenção na Viação Limeirense em abri de 2017.

Segundo a Prefeitura, após a criação de uma comissão específica e de várias reuniões objetivando a elaboração de um contrato emergencial – e em paralelo a abertura de licitação para o serviço –, a Viação Limeirense não concordou. E a Prefeitura descartou nova prorrogação do contrato com a empresa de ônibus.

Para comunicar a intervenção à população em 2017, a prefeitura produziu um vídeo:


VIAÇÃO LIMEIRENSE - ENCERRAMENTO da INTERVENÇÃO - DECRETO 109-2020 - DE 17-03-2020._page-0001

A Prefeitura conseguiu finalmente contratar a Sancetur, que passou a operar o transporte coletivo municipal desde 15 de fevereiro de 2020.

A empresa assumiu o nome fantasia de SOU Limeira (Serviço de Ônibus Urbano) e foi contratada em caráter emergencial pela Prefeitura em novembro de 2019.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Assine

Receba notícias do site por e-mail

Comentários

Deixe uma resposta