Volkswagen Caminhões e Ônibus passa a reciclar 81% do total de resíduos produzidos

A montadora informou ainda que recentemente plantou 30 mudas nativas da Mata Atlântica para reforçar a flora ao redor da fábrica. Foto: Divulgação / VWCO.

Há três anos, volume reciclado era de 56%

JESSICA MARQUES

A Volkswagen Caminhões e Ônibus informou, em nota, que passou a reciclar 81% do total de resíduos produzidos pela fábrica. Há três anos, esse volume de material reciclado era de 56%.

Os números são referentes às operações na fábrica de Resende, no interior do Rio de Janeiro, também conforme informado pela VWCO.

“Nosso plano é melhorar esses índices cada vez mais como parte de nosso compromisso ambiental, ao mesmo tempo em que investimos para o consumo mais eficiente de energia, água e outros recursos naturais”, afirmou Adilson Dezoto, vice-presidente de Produção e Logística da VWCO, em nota.

Além de aprimorar a coleta seletiva e tornar a triagem mais eficiente, a montadora informou ainda que realizou mudanças de processo e desenvolveu uma campanha de conscientização os funcionários para atingir esse crescimento.

“Em outras frentes, a empresa também moderniza sua produção para economizar recursos. É o caso de um novo sistema de banhos de pré-tratamento na pintura de cabines. Apenas com a adoção de uma nova tecnologia a partir do fim do ano passado, a fábrica vai reduzir seu consumo de água anual em 450 mil litros”, informou a empresa, em nota, sobre a fabricação de caminhões.

ÁGUA

Outra medida apresentada pela fabricante é um conjunto de ações com o intuito de diminuir o volume de água utilizado em toda a operação. Para isso, é feito o monitoramento do consumo para garantir que não haja desperdícios.

“Apesar de uma produção maior em 2019, avançamos também para reduzir o consumo de energia em 5% a partir de uma melhor gestão com sistemas automatizados e da instalação de equipamentos mais eficientes”, explicou Marcelo Vidal, gerente executivo da Engenharia de Manufatura.

ÁRVORES

A montadora informou ainda que recentemente plantou 30 mudas nativas da Mata Atlântica para reforçar a flora ao redor da fábrica.

“São mais de 20 espécies diferentes que vão proteger a faixa marginal do Rio Paraíba do Sul, juntamente com as 300 mil mudas que já cresceram na região, plantadas pela Volkswagen Caminhões e Ônibus ao longo de sua história em Resende.”

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Informe Publicitário
Assine

Receba notícias do site por e-mail

Comentários

Deixe uma resposta