Marcopolo e Mercedes-Benz vendem 240 ônibus articulados para o Chile

Publicado em: 9 de março de 2020

Marcopolo destaca presença no mercado chileno

Veículos são para o sistema de Santiago

ADAMO BAZANI

A fabricante de carrocerias Marcopolo anunciou a venda de 240 unidades para o mercado chileno do modelo articulado Torino Low Entry/chassis Mercedes-Benz 0500 UA com o padrão Euro 6 de redução de emissões que, segundo nota da encarroçadora, podem lançar na atmosfera 66% menos Material Particulado e 80% menos NOx do que os atuais veículos em operação. No Brasil, o padrão é ainda o Euro 5, que polui mais. O Euro 6 está previsto somente para 2023.

Os veículos irão para os operadores Metbus e STP, integrantes do sistema de transporte público urbano da cidade de Santiago, o Red Metropolitana de Movilidad, do qual também fazem parte as empresas Redbus, Express, Vule e Subus.

Segundo a Marcopolo, a configuração de cada veículo é de 18,6 metros de comprimento, capacidade para 152 passageiros e piso baixo. Além disso, os ônibus são dotados de “sistema de ar-condicionado Valeo CC640, portas USB, cabine separada para o motorista em nova versão, para garantir ainda mais segurança durante a operação, vidros colados e poltronas do modelo City Estofada, proporcionando mais conforto para os usuários.”

Os ônibus possuem ainda piso-baixo para acesso de pessoas com mobilidade reduzida, sistemas de comunicação e de áudio e vídeo, preparação para GPS, preparação para monitor interno de vídeo no salão de passageiros e alto falantes.

Por meio de nota, o gerente executivo de Negócios Internacionais da Marcopolo, José Luis Moraes Goes, disse que “desde o final de 2018 são cerca de 800 unidades enviadas somente para o Chile. A frota total do sistema é da ordem de 6.600 ônibus, sendo que 1.600 são com carrocerias Marcopolo”

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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Comentários

  1. Joao Martins disse:

    Qual motorização esse chassis usa, pois os ônibus da MBB ainda não usam motores EuroVI, que SMJ precisam de EGR e SCR trabalhando juntos

  2. Zé Tros disse:

    João, a Mercedes-Benz já usa motores Euro 6 desde 2014 na Europa. Esses motores são importados da Alemanha e instalados nos chassis O-500 UA aqui no Brasil e depois exportados através da Kaufmann, representante Mercedes no Chile.

  3. Paulo Gil disse:

    Amigos, bom dia.

    VIVA EL CHILE!

    Quanto a aplicação do Euro VI, no BarsiLei, nem vou falar nada, porque todos já sabem né o que vigora por aqui.

    A economia de palito de fósforo e a teoria do quanto PIOR melhor.

    DT, se possível inseri foto dessa “cabine separada para o motorista em nova versão” eu adoraria ver como é.

    Entendo que muito em breve teremos de ter essas cabines nos buzões do BarsiLei, pois sem cobrador elas serão muito úteis e em algumas linhas terão de ser blindadas.

    Acorda para a vida fiscalizadora.

    Att,

    Paulo Gil

  4. Paulo Gil disse:

    Zé Tros, bom dia.

    Estou sempre aprendendo com você.

    Conhece tudo em professor.

    Forte abraço.

    Paulo Gil

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