Ônibus da Turb Petrópolis são danificados por galhos de árvore

Letreiros dos veículos foram danificados. Foto: Divulgação.

Segundo a empresa, em menos de 48 horas, quatro veículos foram levados para garagem para manutenção

JESSICA MARQUES

A Turb Petrópolis, empresa de ônibus que opera no transporte coletivo de Petrópolis, no Rio de Janeiro, informou que galhos de árvore na cidade estão danificando os veículos durante a prestação de serviço.

“O excesso de problemas viários em Petrópolis somado à falta de eficiência na desobstrução das vias continua gerando prejuízos às empresas de ônibus”, informou.

Segundo a empresa, em menos de 48 horas, quatro veículos Turb Petrópolis que operam nos distritos foram levados para manutenção após o vidro e o letreiro digital dos coletivos serem atingidos por galhos de árvores.

Ainda de acordo com a companhia, o número de casos nos dois primeiros meses deste ano é 333% superior à média registrada no mesmo período do ano anterior.

CASOS

Turb Petrópolis opera com dificuldades nos distritos (2)

Na sexta-feira, 29 de fevereiro de 2020, por exemplo, o ônibus que fazia a linha 707 – Fagundes precisou ser removido para a garagem por volta das 6h, após um galho quebrar o equipamento que identifica a localidade atendida pelo coletivo.

O mesmo aconteceu com outro ônibus na mesma linha, na tarde de quinta, 27, às 16h40, quando o veículo passava pela Estrada de Secretário.

Ainda na quinta-feira, a linha 723 – Santa Mônica foi atingida por volta das 19h por galhos de árvore que estavam caídos na Estrada dos Tabões. No dia anterior, quarta-feira (26), outro veículo foi danificado no Vale do Carangola.

O caso aconteceu às 11h, quando o motorista foi desviar de matos e galhos sobre a pista, segundo a empresa.

MANUTENÇÃO

De acordo com a Turb Petrópolis, o período da manutenção pode demorar por até três dias.

“Em razão do alto índice de quebras, a todo o momento precisamos fazer a reposição de peças para o conserto dos ônibus. Ainda assim, estamos atendendo normalmente nessas regiões, porém, com carros reserva. O medo é que outros veículos continuem sendo danificados e em algum momento a gente possa sofrer com interferências na operação”, disse Marcio Alves, gerente de operação.

Turb Petrópolis opera com dificuldades nos distritos (1)

Até o momento, a empresa Turb Petrópolis registrou 13 casos de avarias em 2020, sendo três em janeiro e 10 em fevereiro. Durante todo o ano passado foram 15 registros, sendo apenas um em janeiro e dois em fevereiro.

“A falta de poda e desobstrução nos trajetos dos distritos estão prejudicando a mobilidade urbana. Estamos aguardando a manutenção desses trechos para que possamos ter uma operação mais segura e eficiente para os colaboradores e clientes. Somente em fevereiro, o índice de avarias de quebra de vista é 488% maior que a registrada em 2019”, afirmou ainda Jean Moraes, diretor da Turb Petrópolis.

De acordo com a empresa, toda a operação segue acontecendo com velocidade reduzida nos trechos apontados e ofícios serão apresentados aos órgãos responsáveis pela desobstrução e manutenção das vias.

O Diário do Transporte procurou a Prefeitura de Petrópolis, que não respondeu até a publicação desta reportagem.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Assine

Receba notícias do site por e-mail

Comentários

Deixe uma resposta