Terminais Rui Barbosa e Buenos Aires iniciam funcionamento no sábado, em Teresina

Publicado em: 26 de fevereiro de 2020

Passageiros da Zona Norte poderão utilizar o Sistema Inthegra na região. Foto: Divulgação.

Estações localizadas nos corredores Norte também passam a ser utilizadas pelos passageiros

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Teresina, no Piauí, informou por meio de nota que a partir de sábado, 29 de fevereiro de 2020, os usuários do transporte coletivo da capital que moram ou têm a zona Norte como parte do seu itinerário poderão utilizar o Sistema Inthegra na região.

Isso porque as estações localizadas nos corredores Norte e os terminais Rui Barbosa e Buenos Aires estarão disponíveis para a população a partir desta data.

O Terminal de Integração Rui Barbosa está localizado na Rua Anísio Pires com a Rua Rui Barbosa com área de 8.196,40 m² e extensão da plataforma de embarque e desembarque de 90 metros. Segundo a Prefeitura, o investimento total foi de R$ 3.198.040,76.

Por sua vez, o Terminal de Integração Buenos Aires está localizado na Avenida União com Avenida Jerumenha, com área de 7.325,27 m² e plataforma de embarque e desembarque de 120 m, sendo o investimento total de R$ 3.522.010,01.

Com mais esta implantação, serão oito terminais disponíveis nas quatro zonas de Teresina: Terminal Rui Barbosa, Buenos Aires, Itararé, Livramento, Santa Lia, Zoobotânico, Parque Piauí e Bela Vista.

Confira as adaptações das linhas com a mudança:

WhatsApp Image 2020-02-21 at 18.41.27

BICICLETÁRIO E ACESSIBILIDADE

O superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Weldon Bandeira, afirmou que os terminais possuem bicicletário para atender as necessidades das pessoas que têm a bicicleta como meio de locomoção.

“A zona Norte é a região da cidade com mais pessoas que têm a bicicleta como meio de locomoção e esse público será bem atendido com a disponibilidade dos bicicletários nos dois terminais”, disse.

O gerente de Planejamento da Superintendência Municipal de Transportes e trânsito (Strans), Denilson Guerra, esclareceu que os terminais foram construídos respeitando a Lei da Acessibilidade, para atender as pessoas com deficiência.

INTEGRAÇÃO

Denilson ressalta que para utilizar o benefício da integração as pessoas precisam ter o cartão eletrônico.

“Os usuários devem utilizar o cartão eletrônico para conseguir integrar e assim se deslocarem até outros bairros pagando apenas uma passagem”, informou o gerente.

Com o início da operação, devem passar, diariamente, cerca de 20,7 mil passageiros no Terminal Rui Barbosa e 17,3 mil no Terminal Buenos Aires.

Ao todo, são quatro linhas alimentadoras e três troncais no Rui Barbosa e quatro linhas alimentadores e quatro troncais no Buenos Aires. Além da linha interterminal, que conectará os dois terminais, totalizando aproximadamente 80 veículos, segundo a Prefeitura.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. Antônio Carlos disse:

    Isso é uma verdadeira porcaria ônibus sucateados verdadeira latas velhas os daqui da zona norte do jacinta Andrade principalmente

  2. COSTELINHA disse:

    EU APOIO OS TERMINAIS. SÓ ACHO QUE DEVIA TER MAIS SEGURANÇA NOS TRANSPORTES PÚBLICOS.

Deixe uma resposta