Em um ano, CityBus 2.0 chega a 80 mil usuários e percorre 35 bairros de Goiânia

Publicado em: 13 de fevereiro de 2020

Serviço atualmente é operado por 40 vans. Foto: Divulgação.

Serviço é oferecido pela HP Transportes, que opera no transporte coletivo

JESSICA MARQUES

Em um ano, o CityBus 2.0 chegou a 80 mil usuários, percorrendo 35 bairros de Goiânia, em Goiás. O serviço de transporte coletivo sob demanda via aplicativo é oferecido pela HP Transportes.

O CityBus 2.0 iniciou a operação em Goiânia no dia 11 de fevereiro de 2019, completando neste mês o primeiro ano de serviço. A empresa que opera o serviço atua também no transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia. 

O serviço começou, em período de testes, com 15 vans modelo Mercedes-Benz Sprinter e abrangendo 11 bairros do centro da capital.

Em julho de 2019, a operação do CityBus 2.0 teve a primeira expansão para mais 13 bairros, passando a atender um perímetro de aproximadamente 40,8 quilômetros quadrados.

Em novembro, mais cinco bairros foram contemplados com nova expansão, passando o serviço a atender uma área total de 43 quilômetros.

 “Durante um ano, a frota do CityBus 2.0, que hoje conta com 40 veículos, percorreu uma distância total de 1.172.095 quilômetros, um percurso equivalente a três idas à lua”, informou a HP Transportes, em nota.

“Nesse período, estima-se que o serviço tenha retirado 6.500 veículos das ruas da capital de Goiás, já que 81% dos clientes do CityBus 2.0 vieram de modos individuais (carro, moto, apps e outros), segundo apurou pesquisa realizada por discentes de mestrado em Transportes da Universidade Nacional de Brasília (UNB), comprovando a tendência de troca de carros e transporte individual pelo serviço coletivo por aplicativo.”

ESQUINA A ESQUINA

Ao contrário dos serviços de transporte por aplicativo porta a porta, o CityBus 2.0 pode ser considerado um serviço de “esquina a esquina”, uma vez que o cliente precisa se deslocar, em média, 130 metros para encontrar o transporte no ponto virtual de embarque e desembarque.

“Como o serviço é coletivo, o cliente tem que se deslocar alguns metros para aguardar o transporte. Isso garante viagens mais rápidas em percursos mais otimizados. Durante o dia são apenas alguns passos, às vezes, menos até do que costumamos andar entre o local em que estacionamos o carro e nosso destino. E à noite ainda tentamos reduzir essa distância para melhorar a segurança dos passageiros”, explicou o  diretor de transportes da HP Transportes, Hugo Santana. 

MUDANÇAS

Ao longo da operação, as vans com ar-condicionado ganharam carregadores de tomada e USB para celulares e câmeras de segurança para monitoramento das viagens, segundo informações da empresa.

“Os passageiros passaram a contar duas possibilidades ETA – Estimated time of arrival (em português, tempo estimado de chegada), para escolher e poder planejar sua viagem com antecedência. Houve ainda o incremento do serviço aos domingos, atendendo também pedidos de clientes.”

O serviço está disponível nas plataformas iOS e Android. Em nota, a HP Transportes informou o balanço de um ano da operação do CityBus 2.0. Confira:

Clientes cadastrados: Mais de 80 mil cadastros: volume capaz de lotar quase dois Estádios Serra Dourada (capacidade para até 50.049 pessoas)

Avaliação do Serviço: 4,9 Estrelas. 98% dos clientes que usam, indicam.

Distância Percorrida: 1.172.095 Km. Daria para ir à Lua 3 vezes (Distância da Terra à Lua: 384.403 Km)

Calorias Queimadas: 13.187 Kcal (soma de toda a distância de caminhada para embarque e desembarque até o destino selecionado de todos os clientes ao longo de 1 ano de operação). Equivale queimar as calorias de mais de 440 mil pequis (Considerando a polpa de um caroço de pequi: 30 calorias)

Quantidade de veículos retirados das ruas: 6.500. Daria pra lotar todo o estacionamento do Estádio Serra Dourada e ainda sobrariam 500 veículos estacionados ao redor. (Estádio Serra Dourada: capacidade para estacionar até 6 mil veículos).

CO2 não emitidos na atmosfera: 64 toneladas, o equivalente a absorção de CO2 de mais de 392.638 árvores adultas da Mata Atlântica. (Árvores da Mata Atlântica: em fase adulta chegam a retirar até 163Kg de CO2 da atmosfera).

Bairros atendidos pelo CityBus:

Setor Central

Setor Universitário

Setor Sul

Setor Marista

Setor Bela Vista

Vila São João

Vila Maria José

Jardim Goiás

Setor Nova Vila

Setor Oeste

Setor Bueno

Alto da Glória

Parque Amazônia

Serrinha

Nova Suíça

Setor Areião

Conjunto Vila Isabel

Jardim da Luz

Vila Redenção

Jardim América

Setor Pedro Ludovico

Vila Rosa

Jardim Atlântico

Vila Divino Pai Eterno

Setor dos Afonsos

Vila São Tomaz

Setor Coimbra

Vila Alpes

Vila Bela

Setor Norte Ferroviário

Vila União

Vila Lucy

Setor Sudoeste

Jardim Europa

Vila Santa Efigênia

REFERÊNCIA

Em dezembro, Fortaleza implantou o TopBus+, serviço de transporte público coletivo sob demanda, similar ao CityBus 2.0.

A iniciativa do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) tornou a capital cearense a segunda cidade brasileira a oferecer esse serviço.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/11/29/fortaleza-tera-novo-servico-de-transporte-coletivo-por-aplicativo-sob-demanda-em-dezembro/

Em abril, está prevista a implantação do CityBus DF, que inicialmente circulará na região de Samambaia, Recanto das Emas e Riacho Fundo II. A operação será feita pela Urbi Mobilidade Urbana, empresa do grupo HP Transportes.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/12/29/distrito-federal-tera-aplicativo-de-transporte-com-minionibus-a-partir-de-2020/

“Queremos levar para o Distrito Federal a experiência do CityBus e uma nova cultura de mobilidade. Na medida em que o nosso cliente deixa seu carro em casa e viaja conosco, pode aproveitar o tempo do percurso para trabalhar, ler, conversar, e ainda contribuir para um trânsito melhor na cidade”, afirmou, em nota, a diretora executiva da HP Transportes, Indiara Ferreira.

NOVA EXPANSÃO 

Ainda no primeiro semestre deste ano novos bairros devem ser atendidos em uma nova expansão.

“Assim como as outras expansões e todas as melhorias que fizemos partiram a partir dos pedidos e sugestões dos nossos clientes, estamos estudando os setores com maiores solicitações para viabilizar a ampliação da operação”, disse Hugo Santana.

Sobre o CityBus 2.0

O CityBus 2.0 opera com vans com ar-condicionado, carregadores de tomada e USB para celulares, portas automatizadas e câmeras de segurança para monitoramento dos veículos, motoristas e clientes.

O serviço funciona de segunda-feira a sábado, das 6h às 23h, e percorre cerca de 40 bairros, entre eles os Setores Central, Sul, Universitário, Oeste, setor Aeroporto, Marista, Bueno, Bela Vista, Serrinha, Pedro Ludovico, Nova Suíça, Jardim Goiás, Alto da Glória, Vila Redenção, Jardim América, Parque Amazônia, Jardim Atlântico, Vila Alpes e Vila Rosa.

O download do aplicativo está disponível nos smartphones para os sistemas Android e iOS. Após o cadastro, o passageiro poderá solicitar a viagem e se deslocar para o ponto virtual indicado no aplicativo, onde fará o embarque para utilizar o serviço.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Eu já falei aqui no DT mais de 1000 vezes que Sampa tem de fazer uma rede de buzão operada com micro buzinho, ligando lugares principais aos trilhos.

    Nada de padrões, 12, 13 metros ou articuladinho trucadinhos.

    Massssssssssssssssssssssss

    É isso ai, o centro oeste é quem vai tirar o BarsiLei do buzão.

    EEEEEEEeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee Goiaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaania.

    Viva o Goias.

    Juscelino sabia o que estava fazendo.

    Att,

    Paulo Gil

  2. Daniel Duarte disse:

    Vou começar juntar uma grana para a minha frota de carros voadores, a tecnologia está praticamente pronta, que venha o futuro.

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