Após 16 anos, empresas de ônibus de Campinas encerram programa Escolas nas Garagens

Programa foi criado em 2004 e atendeu mais de 136 mil alunos de escolas públicas da cidade

JESSICA MARQUES

A Transurc (Associação das Empresas das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas), responsável pela gestão da bilhetagem eletrônica na cidade, no interior de São Paulo, informou que decidiu encerrar o Programa Escolas nas Garagens devido à necessidade de redução de custos.

O programa atendeu mais de 136 mil crianças em seus 16 anos de existência. Criado em 2004, o Escolas nas Garagens atendeu 5.400 crianças de 66 escolas estaduais e municipais de Campinas apenas em 2019.

Segundo informações da Transurc, o  programa consistia em um passeio de ônibus com crianças do 5º ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas, no qual elas aprendiam noções de cidadania, com ênfase para a preservação ambiental e do bem público, além de informações sobre a história de Campinas.

“Com embarque feito na própria escola, os alunos faziam uma parada no Centro, no Largo do Carmo, que é o marco zero da cidade, onde era ministrada uma divertida aula de história”, explicou a Transurc, em nota.

“Nesse local, eles também conheciam a trajetória e a contribuição do músico Carlos Gomes para a cultura brasileira e de outros personagens que fizeram parte da construção do município”.

“Depois, o grupo seguia para uma garagem de ônibus e lá conheciam a rotina do sistema de transporte e o processo de manutenção dos veículos. Tomavam um lanche, assistiam a uma peça de teatro e participavam de um concurso de pintura. No final, as crianças ainda recebiam um kit escolar com caneta, régua, adesivos e cadernos.”

O programa contava com o apoio da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) e da ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), que oferecia um passeio gratuito na maria-fumaça até Jaguariúna, para o ganhador do concurso de pintura, junto com sua família.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Comentários

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, bom dia.

    Triste, lamentável e vergonhoso.

    Faltou criatividade.

    Façam uma vaquinha na Internet, falem como o Grupo Belarmino, vendam os VLT´s já sucatas de Cuiabá, falem como o Presidente Bolsonaro; façam alguma coisa.

    Não matem assim friamente um projeto sensacional deste, tentem uma saída pelo menos.

    Nossas crianças precisam aprender cidadania e este formato é sensacional.

    Fica ai a sugestão a lá Paulo Gil .

    Prefeito de Campinas se mobilize arrume uma rubrica ai e NÃO permita o encerramento de um projeto desse.

    Lembre-se:

    ÔNIBUS = PARA TODOS.

    Cidadãos de Campinas se mobilizem lutem pela continuidade.

    Ministério Público, da uma força ai nesta caso importantíssimo.

    Att,

    Paulo Gil

  2. Wellington disse:

    Hoje hoje estou com 26 anos e me lembro muito bem quando eu estudava na escola António Vilela Júnior quando fomos ao passeio da transurc isso para mim na época foi muito marcante até hoje lembro desse passeio.

    Não deveriam parar com o projeto para reduzir custo já cobram um absurdo nas passagens e não conseguem ter verbas para manter um projeto básico?

    a educação no país já é bosta o mínimo que deveriam dar as escolas de Campinas seriam um projeto básico desses, se não tem verba deveriam dar uma cutucada no prefeito para poder manter o projeto em pé

  3. So Silva disse:

    Tem que ampliar um projeto desses , criar outros semelhantes e melhores….acabar com as mordomias e privilégios políticas isso sim que seria acertado, prin cipalmente reduzir os altos salários e reduzir os diversos auxílios, tais como paletó, moradia, alimentação….

  4. Luciene Porfirio Coelho disse:

    É lamentável… gosto muito do profissionalismo do João em reportar a história de pontos importantes da cidade de Campinas , do motorista Giba, da receptividade do pessoal nas garagens.Sinto muito pelo fim deste projeto.

  5. Luciana Elvira Feola disse:

    Lamentável mesmo né Lu? Essa é pa lavra.Um passeio pela cidade. …cultura educação e cidadania. ..tudo que as crianças precisam mas tem gente que não acha isão importante. ..ao meu ver investimento para o governo gasto. .

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading