Cidade de Hamburgo, na Alemanha, recebe 16 ônibus elétricos Mercedes-Benz eCitaro

Die Verkehrsbetriebe Hamburg-Holstein GmbH (VHH) hat heute 16 vollelektrisch angetriebene Mercedes-Benz eCitaro erhalten. Die eCitaro tragen den auffälligen Schriftzug „elexity – Hamburg fährt elektrisch“. Unter der Marke elexity fasst die VHH alle Aspekte einer nachhaltigen Mobilität zusammen. Darüber hinaus trag en alle E-Busse der VHH einen Namen, der mit „E“ beginnt. Verkehrsbetriebe Hamburg-Holstein GmbH (VHH) has received 16 fully electric Mercedes-Benz eCitaro buses today. The eCitaro buses bear a conspicuous livery: "elexity – Hamburg drives electrically". Under the elexity brand, VHH combines all aspects of sustainable mobility. All of the electric buses at VHH also bear a name beginning with the letter "E".

Veículos foram adquiridos pela empresa VHH

JESSICA MARQUES

A Daimler Buses informou, em nota, que entregou no início do ano de 2020, 16 ônibus elétricos eCitaro da Mercedes-Benz para a empresa VHH (Verkehrsbetriebe Hamburg-Holstein GmbH) em Hamburgo na Alemanha.

Os ônibus são movidos por um conjunto de doze baterias com capacidade total de 292 kWh, o que garante uma autonomia apropriada a sua operação na cidade, segundo a fabricante.

Os veículos possuem equipamentos de segurança como o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP), assistente ativo de frenagem (Preventive Brake Assist) e Assistente de Ponto Cego (Sideguard Assist).

A fabricante informou ainda que a parede lateral é envidraçada, e os ônibus vêm com três portas largas, entradas USB para carregamento de smartphones e pisos de revestimento com aparência de madeira.

A VHH é a segunda maior empresa de transporte público do Norte da Alemanha, com aproximadamente 2.100 funcionários e mais de 660 ônibus em operação. A empresa tem sede em Hamburgo e opera dentro da associação de transportes “Hamburg Verkehrsverbund” (HVV), atendendo mais de 106 milhões de passageiros ao ano, com 160 linhas na região metropolitana de Hamburgo.

“Um fato curioso é que todos os novos ônibus elétricos da VHH possuem um nome que começa com a letra ‘E’. Os primeiros 16 nomes, que incluem Emil, Edith e Elton, foram escolhidos pelos funcionários da própria empresa. Durante a entrega, a VHH convidou os passageiros a participar de uma competição de nomes para decidir como os outros veículos elétricos irão se chamar”, ressaltou a Daimler, em nota.

Segundo informações da fabricante, os veículos chegaram à cidade como símbolo do conceito “elexity (cidade elétrica) – Hamburgo dirige eletricamente”.

NOVAS COMPRAS

Em breve, esses 16 ônibus não serão os únicos a operar na cidade elétrica “elexity”. A VHH já encomendou mais quatro ônibus eCitaro, assim como 17 ônibus articulados eCitaro G, segundo a Daimler.

“Todos os ônibus têm previsão de entrega até o final do ano. A partir de 2020, a VHH irá adquirir somente ônibus livres de emissões para circular nas áreas centrais da cidade de Hamburgo.”

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Assine

Receba notícias do site por e-mail

Comentários

Comentários

  1. Rodrigo Zika! disse:

    Sonho no Brasil um desse.

Deixe uma resposta