CPTM prorroga por 7 meses vigência de contrato de sinalização da Linha 13-Jade

Linha 13-Jade. Foto: Adamo Bazani

Implantação de sistemas está sendo feita em consórcio comandado pela Siemens

ALEXANDRE PELEGI

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM publicou no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 30 de janeiro de 2020, a prorrogação do contrato firmado com o Consórcio C.T.A. (Consórcio Trem Aeroporto), formado pela Siemens do Brasil, Siemens na Espanha e pela Construtora Ferreira Guedes, responsável pela instalação elétrica do sistema.

linha13_sinalização

Este Termo de Aditamento foi o de nº 04, de um contrato que envolve a prestação de serviços de engenharia para elaboração de projeto executivo, fabricação, fornecimento e implantação do STC (Sistema de Controle de Tráfego de estações e vias) e do SCC (Sistema de Controle Centralizado) da Linha 13 – Jade da CPTM, trecho entre Engenheiro Goulart e Aeroporto de Guarulhos.

A sinalização é composta por duas tecnologias: os sistemas de intertravamento e de ATO – Automatic Train Operation.

A primeira tecnologia controla o trajeto do trem e garante que duas composições nunca estejam no mesmo trecho.

Já a segunda tecnologia é um mecanismo que opera automaticamente toda a frota, garantindo com que o trem pare nas estações no momento certo e abra as portas para embarque/desembarque com segurança.

Os intervalos atuais entre as composições, de 20 minutos, deverão ser reduzidos para 8 minutos após a conclusão da implantação.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading