Prefeitura de Santo André apresenta projeto de revitalização do entorno da estação Utinga

Publicado em: 28 de janeiro de 2020

Proposta foi encaminhada ao Consórcio ABC, por meio do Programa Ruas Completas

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Santo André, no ABC Paulista, enviou uma proposta ao Consórcio Intermunicipal Grande ABC para revitalização da Estação Utinga da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

A iniciativa propõe melhorias na acessibilidade e na
segurança viária no entorno da estação. A proposta é o primeiro projeto-piloto de requalificação urbana do Programa Ruas Completas na região. A proposta inicial é resultado do workshop realizado em outubro de 2019 no Consórcio.

Segundo informações da entidade regional, o objetivo da iniciativa é propor melhorias na acessibilidade e na segurança viária e oferecer mais conforto aos munícipes.

Santo André foi a primeira cidade da região que se comprometeu a realizar uma ação com o modelo proposto pelo Ruas Completas. Estão previstas ações para requalificar a infraestrutura na avenida da Paz, com o intuito de melhorar a acessibilidade nas proximidades do local, região de divisa entre Santo André e São Caetano do Sul.

Além de técnicos municipais, a reunião também contou com participação de integrantes do Grupo de Trabalho (GT) Mobilidade Urbana do Consórcio ABC e representantes de instituições de ensino superior da região. O objetivo é realizar uma ação conjunta entre o poder público e as universidades, engajando docentes para a troca de experiências e estimulando a formação de profissionais qualificados para realizar projetos que tornem as cidades mais seguras e democráticas”, informou o Consórcio, em nota.

A coordenadora do GT Mobilidade Urbana, Andrea Brisida, contou que a proposta de Santo André surgiu a partir do workshop realizado pelo Consórcio ABC, em outubro do ano passado, organizado em parceria com o WRI Brasil (sigla em inglês para Instituto de Recursos Mundiais) e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

A ideia é que esse projeto seja um piloto para as demais cidades que têm situações urbanas bem semelhantes nos entornos das estações de trem. A iniciativa pode ser uma diretriz urbanística unificada pelo Consórcio ABC para essa questão”, afirmou Andrea.

O Projeto Ruas Completas consiste em estruturar novas formas de projetar vias urbanas, dando segurança e conforto a pessoas de todas as idades e a usuários de qualquer meio de transporte.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Comentários

  1. PREFEITO CAOLHO como pode querer fazer algo numa estação de movimento ínfimo que a principal, como a estação do centro, na rua Itambé, que mais precisa de revitalização, remodelação para que se resolva de vez por todas as inundações locais? E não só isso melhor a fluidez de carros na área de embarque e desembarque que a cada dia aumenta e prejudica o trânsito local…

Deixe uma resposta