Prefeito de Manaus anuncia 300 ônibus novos para transporte coletivo a partir de junho
Publicado em: 24 de janeiro de 2020

Reformas e licitações para mobilidade também estão na lista de ações anunciadas
JESSICA MARQUES
O prefeito de Manaus, Arthur Vigílio Neto, anunciou que 300 novos ônibus convencionais devem ser incorporados ao transporte coletivo público a partir de junho de 2020. Oito deles, com ar-condicionado, já estão em circulação em caráter experimental.
Além disso, o chefe do Executivo anunciou outras medidas para mobilidade, como a implantação do Comitê Gestor do Sistema de Bilhetagem Eletrônica, em substituição ao controle da intervenção; a reforma dos terminais de integração, incluindo o T1; reativação de corredores exclusivos para ônibus; licitação dos executivos e alternativos; além de melhoria na governança do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), presidido pelo ex-interventor do sistema, Francisco Bezerra.
“Em respeito à Câmara Municipal de Manaus, todos os números do relatório final de intervenção serão discutidos e avaliados junto aos colegas vereadores, quando se iniciar o ano legislativo”, informou Arthur.
“Vamos entregar dois grandes anéis viários, no Manoa e na avenida Constantino Nery, e queremos um regime novo transporte coletivo, com melhorias efetivas aos usuários”, declarou o prefeito.
RECURSOS PARA O TRANSPORTE COLETIVO
Em nota, a Prefeitura informou que no período 180 dias, de 22 de julho de 2019 a 20 de janeiro 2020, enquanto durou a intervenção financeira no Sistema de Transporte Coletivo, prevista nos decretos 4.503, de 22 de julho de 2019, e 4.525, de 6 de agosto de 2019, a prefeitura operou, aproximadamente, R$ 204,7 milhões, oriundos do Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE). Desse total, R$ 61,8 milhões representam o aporte feito pelo tesouro municipal para que se pudesse promover o equilíbrio nas contas do sistema.
Os recursos foram utilizados, quase que em sua totalidade, para o pagamento salarial dos funcionários das empresas de transporte, que pôs fim às constantes paralisações dos rodoviários.
“Na intervenção, nossa prioridade foi pagar em dia os trabalhadores do sistema. Aliás, a primeira coisa que se faz para um governo dar certo é o ajuste financeiro e Manaus é exemplo nesse quesito”, justificou o prefeito.
Outras despesas pagas com os recursos da intervenção foram na aquisição de combustível, pagamento dos alternativos, entre outros custos operacionais do transporte coletivo, segundo a Prefeitura.
“Fizemos tudo com o valor arrecadado pelas passagens atuais. Aumento da tarifa não está na cogitação de ninguém aqui, isso mudou muito na nossa gestão”, disse o prefeito, completando que é preciso “universalizar” o uso do cartão eletrônico para pagamento da tarifa, pondo fim à falta de troco.
SUBSÍDIO
Dentre as medidas já adotadas pela Prefeitura de Manaus, por meio da intervenção, está a lei aprovada junto à Câmara Municipal, que garante o subsídio orçamentário para o custeio do sistema (Lei 2.545), mantendo, inclusive, a tarifa no atual valor de R$ 3,80.
A Prefeitura também destacou, em nota, a Lei 2.552 que cria o Fundo Municipal de Mobilidade Urbana (FMMU), com a finalidade de promover os suportes técnico e financeiro necessários às políticas de melhoria da mobilidade urbana, focadas nos aspectos da infraestrutura, segurança e acessibilidade.
O prefeito também explicou que a renovação da frota é parte de uma das contrapartidas que estarão presentes no contrato de renovação por mais dez anos com as empresas do transporte.
“Vamos renovar, mas não às cegas. A empresa terá que estar em dia com o fisco municipal e aquela que não honrar com seu compromisso de trazer os novos ônibus perderá a validade de seu contrato”, disse.
Resumo das medidas a serem implantadas
– Implantação do Comitê Gestor do Sistema de Bilhetagem Eletrônica, em substituição ao controle da intervenção;
– Reforma dos terminais de integração T1, T3, T4 e T5;
– Readequação de 16 plataformas localizadas nos canteiros centrais;
– Construção de três novas estações de transferência: Parque das Nações, Arena e Santos Dumont;
– Renovação da Frota, com a entrega de 300 ônibus novos;
– Licitação dos executivos/alternativos;
– Reativação da Faixa Azul;
– Implementação de medidas de governança no IMMU;
– Implementação de medidas de governança no Sistema de Transporte Coletivo.
Confira as imagens dos novos ônibus já em circulação:
Jessica Marques para o Diário do Transporte