Cartões de ônibus de Teresina estão sendo bloqueados por uso indevido, segundo empresas de ônibus

Publicado em: 24 de janeiro de 2020

Passageiros relatam bloqueios recorrentes dos cartões nas modalidades Especial, Melhor Idade e Estudantil. Foto: Divulgação.

Setut afirma que verificação é automática e análise caso a caso é feita posteriormente

JESSICA MARQUES

O Setut (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Teresina) informou, por meio de nota, que os cartões de ônibus Mais Fácil utilizados no município estão sendo bloqueados por uso indevido.

A nota foi enviada à mídia local após casos de bloqueios recorrentes dos cartões nas modalidades Especial, Melhor Idade e Estudantil.

Segundo o Setut, a verificação é feita automaticamente, assim como o bloqueio, caso a foto cadastrada não corresponda ao rosto do passageiro que estiver passando pela catraca.

“Em cumprimento às suas obrigações contratuais o SETUT vem bloqueando beneficiários portadores de CARTÕES MAIS FÁCIL ESPECIAL, CARTÕES MAIS FÁCIL MELHOR IDADE E CARTÕES MAIS FÁCIL ESTUDANTIL por possível uso incorreto”, informou o sindicato, em nota.

A análise caso a caso é feita posteriormente, após o bloqueio, para liberação dos cartões em que o uso for comprovado como devido.

Confira a nota, na íntegra:

O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Teresina – SETUT vem a público esclarecer que todo benefício tarifário é de uso individual e intransferível, cabendo tanto a Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte – STRANS quanto aos operadores a fiscalização do seu uso ($ 3º Art. 29 Lei 3.946/2009).

O SETUT utiliza uma ferramenta disponível no Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SEB) que executa a verificação automática do uso dos benefícios da comparação da biometria facial da imagem do usuário passante na catraca x imagem do usuário cadastrado no sistema, e também, no caso de beneficiário de gratuidade com direito legal a acompanhante, a utilização conjunta nos termos definidos pela legislação vigente.

Em cumprimento às suas obrigações contratuais o SETUT vem bloqueando beneficiários portadores de CARTÕES MAIS FÁCIL ESPECIAL, CARTÕES MAIS FÁCIL MELHOR IDADE E CARTÕES MAIS FÁCIL ESTUDANTIL por possível uso incorreto.

Os beneficiários tem buscado o SETUT ou a SEMCASPI, no caso de beneficiários dos CARTÕES MAIS FÁCIL ESPECIAL, para avaliação da situação e desbloqueio, após análise de caso a caso.

Os beneficiários que entenderem ter havido algum equívoco no bloqueio poderão se dirigir à sede do SETUT, de 8:00 às 18:00 horas, para análise e avaliação de seu caso.

Buscando exercer suas obrigações legais a fim de não imputar impactos tarifários superiores aos previstos nos colocamos à disposição de todos para quaisquer esclarecimentos.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Deixe uma resposta