Empresas de Curitiba entregam mais 20 ônibus novos para o sistema municipal
Publicado em: 21 de janeiro de 2020

Desde 2017, foram 337 veículos que custaram R$ 200 milhões. Renovações continuam neste ano
ADAMO BAZANI
O sistema municipal de Curitiba recebeu mais 20 ônibus zero quilômetro comprados por operadoras das linhas.
Foram apresentadas nesta terça-feira, 21 de janeiro de 2020, 14 unidades do tipo comum (quarto da empresa Auto Viação Redentor e 10 da Expresso Azul) e seis do tipo micro especial, todos da empresa Sorriso de Curitiba.
A expectativa é que neste ano sejam entregues mais veículos de acordo com o diretor-executivo do sindicato que representa as empresas de ônibus de Curitiba, Luiz Alberto Lenz César, referindo-se ao acordo de renovar 150 veículos por ano.
“Esta é só a primeira de várias entregas que vamos fazer ao longo do ano, até fecharmos 2020 com 450 ônibus”, disse em nota.
As viações dizem que desde a assinatura de um acordo com a prefeitura de Curitiba em novembro de 2017 para renovação de frota, já entregaram 337 ônibus, que somam R$ 200 milhões.
Como mostrou o Diário do Transporte na ocasião, em novembro de 2017, a empresas, amparadas em uma decisão judicial, não realizavam renovações de frota desde 2013, alegando desequilíbrio econômico por causa do que consideram erro da Urbs no dimensionamento da demanda de passageiros.
A Urbs, gerenciadora do sistema, então havia se comprometido a rever estas projeções.
https://diariodotransporte.com.br/2017/11/14/curitiba-vai-receber-150-onibus-novos-por-ano-ate-2020/
CRÉDITO E DÉBITO:
Em nota,a prefeitura de Curitiba informou que os novos ônibus são dotados de tecnologia embarcada e que, em breve, todo o sistema vai aceitar pagamento de tarifa com cartões bancários de crédito e débito.
Com as inovações agora agregadas, o sistema de transporte coletivo do Curitiba passará a contar com:
– biometria facial, que faz o reconhecimento da face para evitar fraudes na utilização dos cartões de estudantes e de isentos, como idosos e portadores de necessidades especiais;
– integração entre linhas, que permitirá a troca de linhas de ônibus com o pagamento de apenas uma tarifa, sem a necessidade de estar em um terminal de integração;
– integração temporal, que possibilitará a troca de linhas de ônibus com o pagamento de apenas uma tarifa, mas desde que realizada dentro de um período determinado;
– interoperabilidade entre sistemas metropolitanos, que permitirá, no futuro, que usuários de outros sistemas metropolitanos possam utilizar apenas um cartão para o pagamento da tarifa;
– ampliação da tarifa diferenciada, hoje algumas linhas possuem tarifa diferenciada, mais barata, em determinados horários do dia, mas será possível ampliar o número de linhas com esse benefício, bem como criar tarifas mais baratas ou de valor diferenciado para determinados dias da semana e feriados, ou para determinados trechos percorridos e/ou destinos;
– venda de créditos por aplicativos, dará mais agilidade à utilização de aplicativos para celulares para a compra e recarga de créditos para o cartão transporte;
– pagamento da tarifa com o celular, por meio da aproximação do aparelho habilitado ao validador e com de créditos virtuais carregados no telefone;
– pagamento com cartões de débito e de crédito, será aceita a utilização de cartões bancários para o pagamento da tarifa, seja no débito ou no crédito;
– operação com cartões cipurse, que oferecem mais segurança, não havendo, entretanto, a necessidade da substituição imediata dos atuais cartões que estão em operação. Esses cartões estão sendo substituídos gradualmente desde 2008;
– gestão da frota, com a modernização de todo sistema e utilização de equipamentos mais avançados para um maior controle sobre o cumprimento dos horários.
O prefeito Rafael Greca destacou que a tecnologia chega para trazer mais praticidade para a população. “A inovação é aliada importante do nosso sistema de transporte e facilitará o cotidiano dos curitibanos, que poderão trocar de ônibus fora dos terminais e estações-tudo sem ter que pagar uma nova passagem”, ressaltou o prefeito ao citar a integração temporal, na nota
Adamo Bazani, jornalista especializado em transporte
Amigos, boa noite.
Curitiba, muda esse laranja do buzão.
Ninguém guenta mais.
Imaginem os curitibanos que tem de ver esse mesmo laranja 365/dia/ano.
Coloquem ao menos umas faixas brancas para dar um ar de novo.
Att,
Paulo Gil
Infelizmente CURITIBA jamais mudará alguma coisa nessa questão enquanto os lernistas estiverem no poder dentro da prefeitura e através da URBS. A esperança existiu na gestão 2013-2016 que implantou a cor azul para os expressos mais rápidos conhecidos popularmente como ligeirões. No entanto, aquela gestão acabou com a cidade e agora os lernistas ficarão mais trocentos anos no poder. Mas terrível mesmo foi a extinção da cor azul e da cor amarela. Todos os onibus azul foram repintados para vermelho e os amarelos estão sendo repintados para laranja. Com isso a frota laranja que já é a mesma cor dos táxis aumentará mais ainda.
Cade o ar condicionado?
Realmente essa cor laranja e horrorosa da um aspecto de velho ao ônibus, agora reparei que não tem ar condicionado.