Motorista de ônibus da capital paulista oferece balas para passageiros durante viagem

Publicado em: 19 de janeiro de 2020

José Ferreira dos Santos Filho trabalha na linha 6062-51 – Jd. Castro Alves – Term. Sto. Amaro da Transwolff

JESSICA MARQUES

Um motorista de ônibus da capital paulista ganha a atenção dos passageiros diariamente, mesmo na correria do dia a dia, com um gesto simples: oferece balas durante a viagem.

Mas não são apenas os doces que encantam. O sorriso e atenção a cada um que entra no coletivo é o que mais se destaca.

José Ferreira dos Santos Filho trabalha na linha 6062-51 – Jd. Castro Alves – Term. Sto. Amaro da Transwolff. Conforme relatado pela empresa, ele jamais frequentou a escola, aprendeu a ler com a inquilina do tio no bairro Jardim Ingá, na periferia da zona sul de São Paulo.

WhatsApp Image 2020-01-14 at 12.26.37

Criado pelos avós, o avô paterno José, 97 anos, não o deixava ir à escola na época. “Vai para roça. Você não vai ser doutor. Pra que estudar?”, questionava.

Chegou a São Paulo em 1980 vindo de Lajedo (PE), cidade de 39 mil habitantes a 173 quilômetros do Recife. Trabalhou como ajudante de cozinha, balconista e até abriu a própria lanchonete e virou motorista de ônibus.

Segundo a Transwolff, ele inovou na linha. Colocou uma cestinha com balas e pirulitos à disposição dos passageiros. Questionado por que teve esta iniciativa, ele tem a resposta na ponta da língua. “Foi uma forma que encontrei para deixar a minha vida e a do passageiro mais leve”, enfatizou o motorista.

O maior orgulho da vida de Ferreirinha é ter encaminhado a educação dos filhos. Um é comissário de bordo e poliglota e a filha é formada em Pedagogia.

“Por ser um semi-analfabeto e ver meus filhos formados é uma sensação de alegria. Deus foi muito bom comigo, gosto de ajudar as pessoas”. Quem entra no ônibus dirigido por Ferreirinha já ouve a frase “Aceita uma balinha para adoçar seu dia?”.

Em uma dessas abordagens ele ouviu de uma passageira “Não quero sua bala para adoçar meu dia, só o seu gesto já adoçou. É muito gratificante ser tratada assim dentro de um ônibus”.

A auxiliar de agendamento de revisões Janaina da Silva Santos, 28 anos, filha de Ferreirinha, diz que não tem como não falar do pai e não se emocionar.

“Ele sempre foi desse jeitinho, simples, calmo, paciente, trabalhador. Sempre pensa no próximo. O que ele pode fazer para ajudar o próximo ele faz”, diz. “Muitos passageiros o conhecem pelo ônibus da balinha. Um sorriso de um passageiro já alegra o dia do meu pai”, disse.

Confira a entrevista com o motorista:

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. A Cidade carece disso, e muito, Parabéns Ferreira, Deus já está te recompensando,,

  2. Cristina disse:

    Parabéns pela iniciativa, o Brasil merece muitos igual ao o senhor, um gesto lindo. E parabéns aos seus filhos, por apoiar esse gesto maravilhoso. 😘 Que Deus abençoe e ilumine o seu caminho e o guarde todos os dias que for trabalhar. Amei.

  3. Marcos Luciano Wolff Antunes disse:

    Muito nobre o gesto desse profissional, aqui na miy cidade “Lages -S.C” tem um motorista que faz o mesmo, o nome dele é , Zé, faz a linha Rodoviária… Só meus parabéns.

  4. Jose disse:

    A empresa deveria valorizar o profissional e dar as balinhas
    Realmente isso faz a diferença no tratamento cotidiano

  5. Renato Carlos Pavanelli disse:

    Parabéns ao senhor José Ferreira dos Santos, Motorista do Ônibus das Balinhas. Na Verdade não é as balinhas, mas o gesto simpático e humano dele em uma profissão difícil, não ganha bem em relação a responsabilidade que tem não com passageiro, mas com vidas humanas, mais ainda, diz que é feliz e gosta da profissão. Muito bom ser assim numa cidade como São Paulo, com a maioria de pessoas Individualistas, frias, temerosas. Siga sempre assim senhor Motorista, meus Respeitos.

  6. ROSEMARA DUTRA ALENCAR disse:

    Ferreirinha, o senhor é uma doçura de pessoa. Meus olhos lacrimejaram só de ler o que sua filha sente em relação ao senhor. Quem dera o mundo fosse assim, doce e gentil. Um beijo de luz em seu coração. Que Deus espalhe flores nos seus caminhos…

  7. Amilton pereira da Silva disse:

    Belíssimo ato de ……e que venha mais pessoas iguais a vc ferreira parabéns Deus te abençoe hj amanhã e sempre

  8. Izabel Couto disse:

    Que lindeza de gesto!!! Parabéns ao motorista pelo carinho no tratamento para com o próximo! Cada um só consegue dar aquilo que tem.

  9. Nerilda Maria da Silva disse:

    Parabéns…muito lindo seu gesto de amor para com o próximo …mesmo na correria encontra um jeitinho para agradar…Deus seja contigo amado abs

  10. Ananias disse:

    Amar nao e dizer que ama, mas sim, colocar o amor em pratica. Parabens sr José, o mundo esta carente de pessoas assim. Que Deus o abencoe abundantemente.

  11. Rogério disse:

    Parabéns Ferreirinha. Pena que a maioria das pessoas só valorizam quem lhe dê algo de graça, além de um sorriso e um simples bom dia.

  12. Rosimeire disse:

    Parabéns seu José Ferreira que o senhor continue espalhando esse amor, principalmente em uma cidade tão carente de pessoas que pare e ouça o próximo, e isso é realmente o que Deus quer de nós que através de gestos tão simples alcança corações que muitas vezes entra nesse ônibus em completo desespero e desanimado com a vida, porém quando se depara com o seu sorriso e seu gesto de oferecer algo tão simples como uma bala, pensa que ainda vale a pena continuar lutando.
    Muito obrigada por ser um instrumento nas mãos de Deus

    Parabéns

Deixe uma resposta