Paralisações de ônibus em Teresina, Maceió e Rio de Janeiro na manhã desta quinta-feira, 16

Publicado em: 16 de janeiro de 2020

Veleiro atende Maceió

Todos os casos são pontuais e referentes a atrasos de pagamentos de salários e benefícios, além de descumprimento de carga horária, segundo sindicatos locais.

ADAMO BAZANI

Passageiros de ônibus de três capitais enfrentam dificuldades na manhã desta quinta-feira, 16 de janeiro de 2020, por causa de paralisações de funcionários de empresas de ônibus.

Em Teresina (PI), não há circulação dos coletivos na região sudeste. De acordo com o  Sintetro-PI – Sindicato dos Trabalhadores de Empresas de Transportes Rodoviários do Piauí, o motivo da paralisação é o descumprimento por parte das viações da carga horária de trabalho. O Setut – Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina diz que negocia com os trabalhadores e que colocou ônibus reservas.

Já em Maceió (AL), a paralisação envolve funcionários da empresa Veleiro  que cruzaram os braços alegando atrasos de pagamentos de salários e benefícios, como férias e pensões. Em torno de 50 coletivos estão sem operar. Apenas o trajeto Maceió – Rio Largo está sendo atendido. Os trabalhadores dizem que só voltam à operação caso a empresa ofereça proposta concreta de pagamento.

No Rio de Janeiro, funcionários da Viação Acari, que integra os consórcios Internorte e Transcarioca, cruzaram os braços na manhã desta quinta-feira, 16.

Segundo o sindicato que representa os rodoviários, ainda não foi pago integralmente o 13º salário do ano passado e há atrasos em benefícios.

Ao menos nove linhas são afetadas.

– 254 Madureira/Calendária (Regular)

– 277 Rocha Miranda/Calendária – Via São Cristóvão (Regular)

– 456 Norte Shopping/Copacabana – Via Túnel Santa Bárbara (Circular/Regular)

– 457 Abolição/Copacabana – Via Túnel Santa Bárbara (Circular/Regular)

– 607 Cascadura/Rio Comprido – Via Estácio (Circular/Regular)

– 650 Marechal Hermes/Engenho Novo (Circular/Regular)

– 650 Marechal Hermes/Engenho Novo (Circular/Variante)

– 667 Madureira/Meier (Circular/Regular)

– 668 Fazenda da Bica/Madureira 650 Marechal Hermes/Engenho Novo  (Circular/Regular)

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta