Viação Itu investe R$ 1,2 milhão em compra de ônibus superarticulado

Veículo vai operar a partir da próxima terça-feira. Foto: Divulgação.

Empresa é responsável pelo transporte coletivo de Itu, no interior de São Paulo

JESSICA MARQUES

A Viação Itu, concessionária que opera o transporte coletivo de Itu, no interior de São Paulo, informou que investiu R$ 1,2 milhão na compra de um ônibus superarticulado.

O novo veículo tem chassi Mercedes-Benz O500 MDA Euro V, carroceria Caio Millennium BRT II e é equipado com ar-condicionado. O ônibus também dispõe de tomadas para carregamento de celular, telemetria, acessibilidade, GPS, câmera de ré e câmeras nas portas para acompanhar o embarque e desembarque de passageiros.

O superarticulado tem capacidade para transportar 171 passageiros por viagem e irá operar a partir da próxima terça-feira nas linhas 75 – Rodovia do Açúcar e 79 – Centro via SP-79, conforme informado pela Viação Itu, em nota.

“Nessas duas linhas, diariamente, são transportados cerca de 7,7 mil passageiros. Hoje, o transporte de Itu conta com 87 ônibus, dos quais 72 fazem parte da frota operacional e 15 pertencem à frota reserva, que são utilizados quando os operacionais estão passando por manutenção”, informou a Viação Itu.

Ao todo, a empresa possui 14 articulados, sendo 13 parte da operação diária e um que fica como reserva. A viação informou ainda que a renovação de frota vai continuar neste ano, com novos veículos sendo entregues.

“O processo de renovação começou em 24 de junho do ano passado, quando as concessionárias Vitu e Viação Avante entregaram 10 ônibus zero-quilômetro para o transporte local. Esses veículos também contam com sistema de telemetria, acessibilidade, assentos reservados para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos e estão operando em sete linhas.”

Confira as imagens do veículo:

WhatsApp Image 2020-01-13 at 19.25.30 (1)WhatsApp Image 2020-01-13 at 19.25.55WhatsApp Image 2020-01-13 at 19.25.30WhatsApp Image 2020-01-13 at 19.25.31

TELEMETRIA

As viações Avante e Itu, que operam no mesmo município, implantaram em seus ônibus um sistema de telemetria, tecnologia embarcada utilizada para o controle de diversos parâmetros, inclusive usada nos carros de Fórmula 1 e motocicletas do Moto GP. Com os equipamentos, os 87 veículos das empresas também reduzem a emissão de poluentes na atmosfera.

O estimado é que os ônibus deixam de emitir mais de 1 tonelada de poluentes. Além disso, a telemetria permite que toda a operação seja controlada em tempo real. É possível saber a rotação do motor, o consumo, a temperatura do óleo, a velocidade, entre outros itens.

“Com a telemetria, as viações Avante e Itu estimam uma redução no número de acidentes e ainda redução no número de quebras. O sistema é dotado de uma função denominada shutdown, ou seja, se o motorista deixar o veículo ligado por um período superior a quatro minutos, em marcha-lenta, o motor será desligado automaticamente.”

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Ivan disse:

    Parabéns para a cidade de Itu pela aquisição.
    Enquanto isso em Piracicaba, cidade de maior porte e importância, uma empresa que se auto denomina “ágil” não consegue oferecer aos usuário nada além de um único articulado velho comprado usado da Luxo Campinas e 150 Caio Apaches ano 2014 adquiridos qdo a empresa assumiu o serviço naquele ano.

  2. Marco disse:

    Em primeiro lugar eu não sei se Itu e mais ou menos importante o que eu sei que Itu tem sua própria história!!! Se não o grupo Belarmino não faria um investimento deste porte na cidade, Itu merece e precisa desses tipos de investimentos.no caso de Piracicaba a prefeitura precisa cobrar mais desta empresa ágil!!

  3. Rubens Augusto disse:

    Parabéns aos envolvidos. 👍🏻👏👏

  4. Fernando Félix disse:

    Excelente notícia.
    Poderiam renovar as paradas, com mais informações, itinerário e também telhados verdes para um maior conforto durante a espera e também para ajudar na qualidade do ar.

  5. William disse:

    Excelente notícia. Parabéns aos envolvidos.

    A prefeitura precisa urgentemente corrigir o asfalto de inúmeras ruas de Itu. Moro na cidade e sofro com isso diariamente. O que mais se faz são “remendos”, que acabam tapando buracos, mas deixa as ruas muito desniveladas. Precisamos de soluções definitivas.

  6. ricardo silva disse:

    Oloko Quebrando transporte publico de cidade 5 vezes maior como RIbeirão e Rio preto

Deixe uma resposta